SóProvas


ID
126436
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa Séria Ltda. está adquirindo terreno para construção de sua sede. No processo de aquisição, em decorrência do terreno localizar-se em área ocupada por empresa que produzia produtos poluentes, solicitou que fossem feitos exames do solo, os quais evidenciaram a contaminação. O valor estimado da multa ambiental para esse tipo de contaminação é de R$ 2.000.000,00. Não foram encontrados registros de provisões ou reservas para o fato, evidenciando para o auditor um:

Alternativas
Comentários
  • O passivo oculto é aquele que existe mais não está registrado na contabilidade.
  • Difícil é perceber de qual fato a questão se refere, se ao fato de estar adquirindo o terreno (ativo), ou do fato de existir a multa (passivo).


  • Gabarito D

     

    Passivo fictício 

    Quando consta na contabilidade, nos grupos sobreditos, a manutenção de saldos já liquidados ou no lançamento de obrigações inexistentes.
    é o seguinte, como a empresa tem o seu Caixa dois e como esse numerário não consta em sua contabilidade por motivos óbvios, ela liquida com esse passivo "fornedores" por meio desse caixa dois e mantém a obrigação em seu passivo. Essa receita, que liquidou o passivo, é oriunda de transações não oferecidas à tributação, por conseguinte é uma omissão de receita de uma transação anterior. Um fato interessante é que, quando o fisco constata essa omissão, ocorre a inversão do ônus da prova.

    Um outro exemplo de passivo fictício muito comum é simulação de transações com sócios ou terceiros, sendo que na verdade foi apenas para esquentar numerários de um caixa dois.

    Passivo oculto  

    "surge quando se constata a existência de uma obrigação não registrada na contabilidade, decorrente, normalmente, da omissão do registro de operações de aquisição de ativos a prazo (mercadorias, imobilizados, etc) e da existência de empréstimos bancários não contabilizados."


    - a diferença do passivo fictício para o oculto é que o primeiro não existe na realidade, porém está contabilizado, já o oculto é uma transação existente, porém não contabilizada.

    - normalmente a sociedade empresária lança mão deste artifício já que na transação ela tb irá utilizar recursos omitidos ao fisco. Tb é omissão de receita.

    É muito difícil de se provar, mas na teoria é isso.