-
Letra A
DNS significa Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. É um computador com uma espécie de banco de dados que relaciona o endereço de um site como www.uol.com.br com o endereço real onde está a página na rede, para poder acessá-la. Esse "endereço real" é dado pelo número de IP (Internet Protocol).
Assim, quando você digita www.uol.com.br, servidores DNS entram em operação e "traduzem" o endereço para o IP 200.221.2.45 (relativo ao UOL) e permitem o acesso
-
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma sigla usada no meio informático que significaProtocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede. Através do DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP
Gateway Dispositivo de tradução de protocolo de software permitindo que usuários de uma rede acessem outra
IMAP é um protocolo para recebimento de email
-
Letra a
DNS é o protocolo que permite a associação de nomes amigáveis (nomes de domínio) aos endereços IP dos computadores, permitindo localizá-los por seus nomes ao invés de seus endereços de IP; ou seja, nome do site: ex: www.qconcursos.com
DHCP é o protocolo que fornece os endereços IP dinâmicos aos computadores que se conectam à Internet.
IMAP permite acesso às mensagens e pastas diretamente no servidor de correio (ler e-mail no servidor, como gmail, yahoo, bol, etc), as mensagens não são trazidas ao micro (como no Outlook, as mensagens são trazidas ao micro e o protocolo é o POP).
-
DNS (Domain Name Service – Serviço de Nome de Domínio) é um serviço usado para
realizar a tradução dos nomes de domínios (URLs) em endereços IP. Ou seja, quando digitamos,
em nosso navegador, “www.euvoupassar.com.br”, esse endereço é enviado para um servidor
que trabalha com o protocolo DNS, e que, por sua vez , devolve ao computador que requisitou o
endereço IP associado ao domínio desejado. O serviço de DNS utiliza a porta 53 no protocolo
UDP!
É o DNS que estabelece a estrutura hierárquica e organizada dos domínios como conhecemos
atualmente na Internet.
Livro - Informática para Concursos: Teoria e Questões - João Antonio Carvalho
-
cuidado ai pessoal.
GATEWAY "Pontos de
entrada e saída de uma rede de comunicação. Do ponto de vista físico, o gateway
é um nó de rede que realiza a tradução de pacotes entre duas redes
incompatíveis ou entre dois segmentos de rede"
-
De fato o DNS traduz o URL digitado pelo usuário na barra de endereços em um endereço de IP. Digo mais, é importante saber que existe um tipo de golpe, chamado PHARMING, que o golpista "envenena" o DNS, fazendo com que o usuário seja direcionado para uma página falsa, acreditando ser verdadeira. Isso pode fazer com que o mesmo forneça informações pessoais ao site falso.
-
DNS sistema de nomes e domínios
-
COMENTÁRIO PROFESSOR MAURÍCIO BUENO (TECCONCURSOS)
A - Certa: DNS (Domain Name System): para que um computador seja localizado na Internet, é necessário saber seu endereço IP, pois o protocolo IP identifica apenas endereços no formato IP, que por sua vez é constituído de números e pontos (por exemplo: 198.0.175.23). Como para nós, usuários, é muito difícil memorizar endereços deste tipo, a URL (Uniform Resource Locator), que é um endereço "por extenso", como www.tecconcursos,com.br, é muito mais fácil de ser memorizada. Os navegadores aceitam, em suas barras de endereços, ambas as formas de endereçamento, IP e URL, sendo que o responsável pela conversão de URL em endereço IP é um servidor chamado DNS (Domain Name System) que, usando um grande banco dados, recebe a URL, verifica a qual IP ela corresponde, e informa o endereço IP ao navegador.
B - Errada: DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é o protocolo que permite aos computadores de uma rede local receberem um endereço IP automaticamente: por intermédio deste protocolo, um servidor distribui endereços IP na medida em que os nós solicitam conexão com a rede. Assim sendo, este protocolo gerencia o uso de endereços IP pelas máquinas da rede, fazendo com que, caso um nó seja desconectado da rede, seu IP fique disponível para ser utilizado por outro computador.
C - Errada: Gateway é um equipamento que permite a comunicação entre duas aplicações diferentes, como duas redes que utilizem protocolos diferentes e o compartilhamento da conexão da Internet entre várias estações. Ele opera na camada 3 do modelo OSI. É um servidor de rede responsável pela comunicação da rede com a Internet, atuando como a porta de entrada e saída da rede.
D - Errada: O IMAP (Internet Message Access Protocol) inicialmente foi utilizado para acessar o serviço Webmail: recurso que permite que o usuário consulte sua caixa postal pela página da Internet de seu provedor de e-mail. Através de qualquer computador conectado à Internet, um usuário pode acessar a página de seu provedor e, através do serviço de Webmail, visualizar, responder e apagar as mensagens do servidor de mensagens recebidas.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
-
Dá Nome ao Sistema
-
Após a leitura da questão, vamos entender o funcionamento básico dos endereços IPs e URLs, para o acesso ao conteúdo em servidores web.
Os servidores são computadores que armazenam arquivos (recursos), disponibilizados para os usuários que acessam a rede com um navegador de Internet.
O navegador de Internet tem a barra de endereços, onde o usuário digita o endereço URL que deseja acessar.
O endereço URL é formado por protocolo://máquina/caminho/recurso
É uma forma fácil de identificar a informação que deseja acessar.
Cada servidor possui um número de IP, identificação única que permite ser localizado na rede mundial. O serviço de nomes de domínios (DNS) converte o endereço URL digitado em endereço IP, permitindo a localização do servidor que contém a informação solicitada.
O DHCP é um servidor que atribui números de IP para os dispositivos que se conectam na rede.
Gateway é um dispositivo que permite conectar e controlar o acesso entre redes diferentes.
IMAP é o protocolo para envio e recebimento de mensagens de e-mail pelo webmail.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
Gabarito: A
Trata-se de um protocolo da camada de aplicação responsável por atribuir endereços léxicos aos recursos da rede. Em outras palavras, ele busca transformar endereços numéricos em nomes amigáveis, mais compreensíveis para humanos e mais fáceis de memorizar.
** Pelo prompt de comando utiliza-se: nslookup.
>>>> Para criar Nomes de domínios que possam ser acessados na Internet é preciso ter, pelo menos, dois endereços dinâmicos, contratados de alguma empresa de telecomunicações.
O DNS traduz, transforma, resolve um nome ou domínio em um endereço IP e um endereço IP em um nome ou domínio.
URL= Localizador de Recursos Uniformes – oferece uma maneira uniforme e padronizada de localizar recursos na web.
-
PC-PR 2021
-
O DNS é conhecido por traduzir, transformar, ou seja, resolver um Nome/Domínio em um Endereço IP e vice-versa. O esquema é lembrar DNS como D- Dá, N- Nome ao, S- Site. Então, o DNS efetua as conversões de endereços para que os servidores sejam localizados.