SóProvas


ID
1265884
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à Resolução 007/2003 do CFP sobre a elaboração de documentos referentes à avaliação psicológica, considere as seguintes afirmativas:

1. São modalidade de documentos que podem ser elaborados pelo psicólogo: a declaração, o parecer, o atestado e o laudo/relatório.
2. A não observância das normas relatadas no manual de elaboração de documentos referentes à avaliação psicológica não constitui falta ético-disciplinar, relacionada com o exercício profissional do Código de Ética Profissional do psicólogo.
3. A Declaração e o Parecer psicológico são documentos decorrentes da avaliação psicológica, embora muitas vezes não apareçam dessa forma.
4. Nem toda comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas no manual elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução 007/2003 do CFP são modalidades de documentos: 

    1. Declaração *

    2. Atestado psicológico

    3. Relatório / laudo psicológico

    4. Parecer psicológico *

    * A Declaração e o Parecer psicológico NÃO são documentos decorrentes da AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, embora muitas vezes apareçam desta forma. 

    O relatório ou laudo psicológico é uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo DOCUMENTO, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.

  • RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003

     

    II –  São modalidade de documentos que podem ser elaborados pelo psicólogo:

     

    1. Declaração;

    2. Atestado psicológico;

    3. Relatório / laudo psicológico; e

    4. Parecer psicológico.

     

    Os erros das demais assertivas:

     

    2) a inobservância das normas do manual de elaboração de documentos constitui falta ético-disciplinar;

    3) a Declaração e o Parecer psicológico não são documentos decorrentes da avaliação psicológica;

    4) toda comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas no manual;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: A