SóProvas


ID
1265974
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à ética profissional do psicólogo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Orientações e aconselhamentos baseados em valores filosóficos, morais, ideológicos e, por vezes, de cunho religioso, são importantes instrumentos do psicólogo, principalmente com quem necessita de intervenções adaptativas ao meio.

     Art. 2º , B (É VEDADO!)

    É PROIBIDO! Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;

    b)Os pais ou responsáveis podem requerer e obter informações completas e irrestritas das sessões efetuadas com crianças ou adolescentes.

    Art. 13 – No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.

    c) O psicólogo, no caso de trabalho multidisciplinar, tem por obrigação passar as informações de seus pacientes ou situações de modo minucioso, com a finalidade de auxiliar no processo terapêutico e de investigação.

    Art. 12 – Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.

    d) Cabe ao psicólogo levar ao conhecimento de instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão.

    Art. 1º, L (DEVER FUNDAMENTAL)

    Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

  • APENAS PARA COMPLEMENTAR A FLÁVIA:

    GABARITO LETRA D

    Esse vídeo fala sobre as informações que podemos passar a outros, de uma forma bem resumida:

    https://www.youtube.com/watch?v=WW9c5n4F0kA

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:

     

    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: D