-
As portas do Switch com protocolo 802.1Q podem ser configuradas para transmitir frames com tagged ou untagged. Um campo do TAG que contem a informação prioridade de VLAN (e/ou 802.1p) pode ser introduzido em um frame da Ethernet. Se uma porta tiver um dispositivo 802.1Q unido (como um outro Switch), estes frames taggeds podem carregar a informação do dominio de VLAN entre Switches, assim deixar um múltiplo da extensão dessa VLAN em varios Switches. (A configuração não precisa ser manual)
-
A filtragem do banco de dados da ponte pode ser manual (estática) ou dinâmica.
No caso dinâmico, as VLANs são definidas com base no MAC de destino.
-
Pra mim a questão contém duas assertivas erradas. O padrão 802.1q adiciona um TAG ao cabeçalho, e não um novo cabeçalho como o item C informa.
-
Ao meu ver as duas questão erradas são: "a" e "d"
a) as tabelas podem ser definidas automaticamente pelo VTP.
d) os switchs da camada 3 devem encaminas PACOTES, e não quadros...
-
Letra D, está errada. É absurdo a quantidade de erros das bancas em quetões de informática.
Switches de camada 3, encaminham quadros entre os dispositivos da mesma VLAN, eles não podem encaminhar quadros entre diferentes VLANs.
Switches de camada 3, (roteiam ou encaminham, é a mesma função) pacotes entre os dispositivos de diferentes VLAN
-
Alguém pode explicar a "e" ?
-
Oi Aline!
Em relação a sua dúvida na letra E, ele apenas afirma que uma placa de rede que não esteja em conformidade com o padrão 802.1q pode ser utilizada para operar em uma VLAN. Isso está correto, pois não existe esse tipo de restrição para que um host seja parte da VLAN. Ele não está falando por exemplo que a placa tem que entender Trunk, tem que multiplexar VLANs, que é uma placa de servidor ou que tem que estar conectada a todas as VLANs ao mesmo tempo. Essas são características das "placas inteligentes".
Portanto, a assertiva está correta.
Espero term ajudado...
-
a letra e, está errada porque não é o host que coloca a tagging no quadro ethernet, ha não ser que ele tenha sido configurado para trabalhar com vlans, no caso do linux por exemplo, mas sim o switch quando o frame chega na porta do switch, ele coloca a tagging e encaminha para a porta configurada como trunk, mas também existe o caso da vlan nativa, que é uma vlan que não recebe o cabeçalho de tag de vlan. Este recurso é muito usado em redes legadas, por exemplo ligo um switch que não suporta o 802.1q, ou um hub em cascata a um switch que suporta o 802.1q, para que haja comunicação entre esses dispositivos é necessário que exista a vlan nativa porque a troca de frames entre esses dispositivos será um quadro sem tag.
-
✅Gabarito(A)
Alguns conceitos e termos não são bem definidos, ou seja utilizados com propósitos diferentes por cada banca, em alguns caso temos que abstrair e em outros conhecer a banca. Em caso de respostas com somente uma alternativa, incorreta, procuro assinalar sempre a alternativa mais errada, e neste caso não há duvida da letra A, fechou!
Um exemplo e conhecer sobre o protocolo ARP, que dependendo da banca FCC a coloca na camada de Enlace, e outras bancas a consideram como a camada de Rede.
Como dizem, não basta só estudar, é necessário conhecer a banca!
Sobre a letra D na qual existem comentários sobre ela estar errada, segue outra questão que utiliza o termo quadro em camadas de Rede.
✓Os switches utilizam o ID da VLAN para descobrir por quais portas devem enviar o quadro marcado recebido.
➥Q1085805
-
A
as pontes que seguem o padrão 802.1q quando utilizadas na criação de VLANs devem ter suas tabelas de configuração definidas manualmente. -> o método manual é apenas um dos que existe. Letra errada.
B
as VLANs segmentam uma LAN maior em domínios de broadcast menores. -> corrreto
C
o padrão 802.1q adicionou um cabeçalho ao cabeçalho Ethernet original, sendo que um dos campos desse cabeçalho adicional identifica o número da VLAN. -> correto
D
os switchs da camada 3 encaminham quadros entre os dispositivos de diferentes VLANs. -> sim, faz o papel de roteador neste caso.
E
placas de rede que não estejam em conformidade com o padrão 802.1q podem ser utilizadas para operar em uma VLAN. -> correto, a responsabilidade de alterar o quadro é da bridge ou swtch para assim manter a compatibilidade sem alteração das placas de rede de todas as máquinas do mundo.
Gabarito letra A.