SóProvas


ID
1266697
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No dimensionamento de pontes de concreto rodoviárias e ferroviárias, os fatores tais como mobilidade da carga, efeitos de massa das cargas, efeitos de massas não compensadas no caso de locomotivas, e irregularidades da pista, influenciam diretamente

Alternativas
Comentários
  • Qual a fonte deste assunto?

  • Acredito que a NBR 7188/2013

  • Coeficiente de Impacto Vertical: amplifica a ação da carga estática simulando o efeito dinâmico da carga em movimento e a suspensão dos veículos automotores. O CIV não simula e/ou elimina a necessidade de análise dinâmica nas estruturas sensíveis e/ou de baixa rigidez, em especial estruturas de aço e estruturas estaiadas.

    Coeficiente de Impacto Adicional: Consiste em coeficiente destinado à majoração da carga móvel característica devido à imperfeição e/ou descontinuidade da pista de rolamento, no caso juntas de dilatação e nas extremidades das obras, estruturas de transição e acessos.

    (vide norma ABNT NBR-7187 “Projeto e execução de pontes em concreto armado e protendido - Procedimento”) 

  • Coeficiente de Impacto Vertical: amplifica a ação da carga estática simulando o efeito dinâmico da carga em movimento e a suspensão dos veículos automotores. O CIV não simula e/ou elimina a necessidade de análise dinâmica nas estruturas sensíveis e/ou de baixa rigidez, em especial estruturas de aço e estruturas estaiadas.

    Coeficiente de Impacto Adicional: Consiste em coeficiente destinado à majoração da carga móvel característica devido à imperfeição e/ou descontinuidade da pista de rolamento, no caso juntas de dilatação e nas extremidades das obras, estruturas de transição e acessos.

    (vide norma ABNT NBR-7187 “Projeto e execução de pontes em concreto armado e protendido - Procedimento”) 

    NBR-7187