SóProvas


ID
126670
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os protocolos de vetor de distância precisam de vários mecanismos para evitar loops. Qual dos recursos do vetor de distância impede loops de roteamento ao fazer o protocolo de roteamento anunciar somente um subconjunto de rotas conhecidas, em vez de anunciar toda a tabela de roteamento?

Alternativas
Comentários
  • Split Horizon – Todas as rotas com interface de saída X não são incluídas nas atualizações enviadas pela mesma interface X. Evita a contagem ao infinito. Resolve problemas de convergência para um único enlace.


    Split horizon with poison reverse – Quando uma rota infinita é aprendida, ela é divulgada em todas as interfaces com métrica de distância infinita (Route poisoning), inclusive a interface de recebimento.


    Timer de interrupção – Quando é recebida a mesma rota por diferentes roteadores, uma boa e uma ruim. Ignore as duas por um tempo para verificar novas rotas. Resolve problemas para multiplos enlaces

     

    correta (a)

  • a) CORRETO Split Horizon => evita os loops de roteamento, pois impede que uma informação que contradiz uma informação enviada anteriormente por um roteador, seja enviada de volta a ele.

    b) Route Poisoning => é a técnica que inviabiliza uma rota quando uma determinada rede se torna inativa, definindo como infinita a métrica para alcançar essa rede (16 saltos no caso do RIP).

    c) Poison Reverse => garante que todos os roteadores receberam as informações sobre a rota inviabilizada.

    d) Atualizações engatilhadas => Quando uma rota falha, envia-se, imediatamente uma atualização, em vez de esperar que o temporizador de atualização expire. Usado em conjunto com route poisoning, isso garante que todas as rotas saibam das rotas falhas antes dos temporizadores de interrupção expirarem.

    e) Temporizador de interrupção => Depois de descobrir que a rota para uma sub-rede falhou, um roteador espera um certo tempo antes de acreditar em qualquer outra informação a respeito dessa sub-rede.

  • a-

    A técnica do RIP, em que cada roteador anuncia apenas as rotas que provê, e nenhuma das que aprendeu de outros roteadores, é chamada de split horizon.