SóProvas


ID
1266769
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um engenheiro projetou uma adutora atuando como conduto forçado e, em função das condições que se apresentaram para o projeto, teve que introduzir alguns órgãos acessórios e dispositivos de proteção. O dispositivo que, colocado no início das adutoras e ao longo destas em pontos altos, onde a manobra é mais fácil, com a finalidade de interromper o fluxo de água e permitir a manutenção sem o esvaziamento total, é a

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a.

     

    As válvulas ou registros de parada destinam- se a estabelecer ou interromper o fluxo da água e, portanto, trabalham completamente abertas ou fechadas. Uma delas geralmente é colocada a montante, no início da adutora. Outras são colocadas ao longo da linha, distribuídas em pontos covenientes, para permitir o isolamento e o esgotamento de trachos, por ocasião de reparos, sem necessidade de esgotar toda a adutora. Estas válvulas permitem também regular a vazão, na operação de enchimento da linha, de modo gradual, e assim evitar golpes de aríete. Quando possível, é aconselhável colocar as válvulas de parada em pontos elevados, onde a pressão é menor, para melhor controle da vazão das derivações. 

  • GABARITO: LETRA A

    .

    válvula de descarga. (Utilizada para o esvaziamento da linha. É geralmente instalada nos pontos mais baixos da adutora)

    .

    válvula redutora de pressão. (Utilizada para controlar as pressões dinâmicas na adutora a fim de que não danifique a rede de distribuição mais distante e, por consequência, numa cota mais baixa do que o reservatório a montante)

    .

    válvula antigolpe. (Localizada geralmente após a moto-bomba (na tubulação de recalque), é usada para proteger o equipamento em casos de repentina parada no sistema)

    .

    ventosa. (Utilizada nos pontos altos da linha adutora, sua função é de retirada de ar no interior da tubulação, quando ela está em operação e também permite a entrada de ar na tubulação, quando há a necessidade de reparos ou manutenção. A entrada de ar evita que a adutora entre em colapso devido a pressão negativa.)

  • Não obstante pode ser adversativa ou concessiva, a depender do contexto (fonte: Bechara)

  • Não obstante pode ser adversativa ou concessiva, a depender do contexto (fonte: Bechara)

  • Não obstante + verbo no indicativo = conjunção adversativa.

    Não obstante + verbo no subjuntivo = conjunção concessiva.