SóProvas


ID
1266958
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Recentemente o Ministério da Saúde promoveu uma campanha nacional de vacinação contra o HPV e foi destinada às meninas entre 11 e 13 anos. É importante que o enfermeiro tenha conhecimentos sobre esta ação e possa orientar corretamente a população. A propósito desta vacina indique a alternativa ERRADA.

Alternativas
Comentários
  • c)

    A vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e substitui o rastreamento do câncer de colo do útero através do exame Papanicolaou.

  • ESSA QUESTÃO PODE SER ANULADA, POIS DE ACORDO COM MS SÃO 2 DOSES DE HPV QUE AS MENINAS DEVERÃO TOMAR E NÃO 3.

  • Gabarito: Letra C.

     

     

    A vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e  NÃO substitui o rastreamento do câncer de colo do útero através do exame Papanicolaou.

     

    Complementando:

    HPV

    Meninas de 9 a 13 anos devem ser vacinadas.

     

    A vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra 4 tipos do HPV (6, 11, 16, 18).

     

    É importante ressaltar que o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses) permanece para todas as meninas e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV.É importante ressaltar que a proteção só é garantida com a aplicação das 3 doses.

     

    Para as mulheres que vivem com HIV, o esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica.

  • Esta questão precisa ser atualizada, pois o número de doses de aplicação diminuiu, hoje em dia somente duas doses são necessárias.

  • Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV

    para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

    e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.