Questão polêmica a meu ver, pelo fato de haverem 02 (duas) respostas corretas (Letras B e C), senão vejamos:
Letra B: no Estadio II, o concreto, de fato, ja se encontra fissurado (desconsidera-se sua relevancia na resistencia à tração), porém, nas fibras mais comprimidas, o concreto ainda mantem um diagrama linear de tensões (obedecendo à Lei de Hooke);
Letra C: como exposto no item anterior, somente o aço passa a resistir aos esforços de tração na peça (concreto fissurado na região tracionada).
Questão passível de anulação.
Estádio I: A tensão de tração no concreto não ultrapassa a sua resistência característica à tração;
Estádio II: As tensões de tração na maioria dos pontos abaixo da linha neutra têm valores superiores ao da resistência característica do concreto à tração, e por isso considera-se que apenas o aço passa a resistir aos esforços de tração;
Estádio III: A fibra mais comprimida do concreto começa a escoar a partir da deformação de 0,2%, chegando a atingir, sem aumento de tensão, 0,35%. Admite-se que a distribuição de tençoes no concreto ocorra segundo um diagrama parábola-retangulo.
Do comentário dos colegas do QC.
Outra que ajuda a responder:
01
Q243306
Engenharia Civil
Estruturas, Estruturas de Concreto
Ano: 2012
Banca: FCC
Órgão: TRF - 2ª REGIÃO
Prova: Analista Judiciário - Engenharia Civil
No dimensionamento de elementos de concreto armado, os estádios podem ser definidos como os vários estágios de tensão pelo qual um elemento fletido passa, desde o carregamento inicial até a ruptura. O estágio de tensões onde se despreza a colaboração do concreto à tração é denominado Estádio:
c) II.
Ano: 2011
Banca: FCC
Órgão: TCE-SE
Prova: Analista de Controle Externo - Coordenadoria de Engenharia
Resolvi certo
Para análise do comportamento estrutural das peças de concreto armado no Estádio II, considera-se que
d) apenas o aço resista aos esforços de tração.
Vá e vença, que por vencido não os conheça!