A NBR5410/2004 preconiza que os eletrodos de aterramento devem ser os seguintes:
6.4.1.1.1 – Toda a edificação deve dispor de infraestrutura de aterramento, denominada eletrodo de aterramento sendo admitidas as seguintes opções:
a) Preferencialmente, uso das próprias armaduras do concreto das fundações ou
b) Uso de fitas, barras ou cabos metálicos, especialmente previstos, imersos no concreto das fundações, ou
c) Uso de malhas metálicas enterradas, no nível das fundações, cobrindo a área da edificação e complementada, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (pé de galinha), ou
d) no mínimo, uso de anel metálico enterrado, circundando o perímetro da edificação e complementado, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (pé de galinha)
Observe que o texto traz as armaduras de concreto das fundações, ou seja, as ferragens que estão imersas no solo, como preferência para serem usadas como eletrodo de aterramento, mas se não for possível, e ainda estiver no momento da construção, podem ser usados cabos, fitas ou barras imersas no concreto das fundações ou malhas enterradas no nível destas. Mas, todos estes casos devem ser aplicados quando a construção ainda está no início. Se este não for o caso, há a opção de usar um anel metálico (cobre ou aço) que possa circundar (ou seja, estar em volta de toda a edificação (casa, prédio, galpão etc.) enterrado por, pelo menos, 50cm.
Podemos ver que as hastes não aparecem nas opções, a não ser como complementos dos sistemas e, portanto, não deve ser a opção principal. Apesar destas definições, a nota que está neste item, traz a alternativa de “outras soluções” para casos específicos, mas neste caso o uso de outros tipos de eletrodos deve ser avaliado.
fonte: http://www.eletricistaconsciente.com.br/fique-por-dentro/artigos-tecnicos/para-entender-melhor-eletrodos-de-aterramento/