SóProvas


ID
1268743
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro presta assistência a um paciente com doença infecto-contagiosa, em isolamento, sendo que para tal há a necessidade deste profissional utilizar touca, óculos de proteção, máscara, avental de manga longa e luvas de procedimento. O enfermeiro, ao terminar a assistência a este paciente e preparar-se para deixar o isolamento, obedece as etapas para a remoção adequada de cada barreira de proteção utilizada, a fim de impedir a disseminação dessa infecção. Nesta situação, o enfermeiro paramentado, após retirar as luvas de procedimento, deve remover

Alternativas
Comentários
  • Precaução de contato - infecção ou colonização por microrganismo multirresistente, varicela, infecções de pele e tecidos moles com secreções não contidas no curativo, impetigo, herpes zoster disseminado ou em imunossuprimido, etc. Deve-se usar luvas e avental durante toda manipulação do paciente, de cateteres e sondas, do circuito e do equipamento ventilatório e de outras superfícies próximas ao leito. As luvas são colocadas imediatamente antes do contato com o paciente ou as superfícies e retire-os logo após o uso, higienizando as mãos em seguida. Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, a distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro. Equipamentos como termômetro, esfignomanômetro e estetoscópio devem ser de uso exclusivo do paciente.    

    Remover EPI de forma a evitar auto-contaminação ou autoinoculação com mãos ou EPI contaminados. Depois de retirar luvas deve-se realizar higienização das mãos, depois retirar os óculos de proteção, segurando-o pela parte interna, evitando que a mão toque a parte externa do óculos para não ter e recontaminação, depois, retirar gorro com o mesmo procedimento do óculos, segurando pela parte interna do gorro.

    Resposta D

    Bibliografia

    www.anvisa.gov.br


  • Sequência para colocar os EPIs: 1.Higienizar as mãos;2.Vestir avental;3.Máscara;4.Óculos;5.Luvas.

    Sequência para retirar os EPIs:1.Luvas (com técnica adequada);2.Avental;3.Higienizar as mãos;4.Retirar óculos;5.Retirar Máscara (sem tocar na parte interna);6.Fricção antisséptica das mãos.

  • APOS O AVENTAL SE RETIRA A TOUCA E DEPOIS QUE VEM O OCULOS!!

    PRA MIM O GABARITO SERIA LETRA E.

    Para retirar a touca/gorro, puxe pela parte superior central, sem tocar nos cabelos. Descarte a touca/gorro em recipiente apropriado. Lave as mãos com água e sabão ou higienize com solução alcoólica a 70%.

  • De acordo com a Nota Técnica da ANVISA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 a sequência de retirada dos EPIs é a seguinte:

    1. Luvas;
    2. Capote ou avental;
    3. Óculos;
    4. Máscara;
    5. Gorro.

    A nota é específica para os casos suspeitos de infecção por Covid-19 mas se encaixa em doença infecto-contagiosa que é o que a questão pede.

    Acredito que o gabarito mais adequado seria a letra B.