ÊNFASE NAS ATIVIDADES:
BIBLIOTECAS PÚBLICAS: ANÁLISE DA COMUNIDADE, SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E DESBASTAMENTO
BIBLIOTECAS ESCOLARES: SELEÇÃO E DESBASTAMENTO
BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: AVALIAÇÃO E DESBASTAMENTO
BIBLIOTECAS ESPECIALIZADAS: SELEÇÃO, AQUISIÇÃO E DESBASTAMENTO
Percebam que o processo de desbastamento está presente em todas essas tipologias, pois é um processo essencial para otimização do acervo.
Uma das características mais acentuadas da biblioteca especializada é o tipo de material que consitui suas coleções; enquanto que em outras bibliotecas o material livro/folheto é mais comum, nas bibliotecas especializadas a importancia maior é dada a informação contida num livro, ou em qualquer outro material, podendo ser também a infomrção ainda nao impressa, não publicada, pois um dos objetivos da biblitoeca especializada é se antecipar as necessidades de sua clientela.
Dentro dos materiais típicos de bibliotecas especializadas, citam-se, além de livros: periódicos especializados, periódicos de índices, de resumos, revisões de literatura, bibliografias, publicações governamentais, relatórios de pesquisa, relatórios de companhias, de entidades de governo, catálgogos comerciais e indutriais,teses, patentes, diretórios, mapas, recortes de jornal, plantas de engenharia, dados estatíticos, levantamento de mercado, correspondência técnica, microformas, saidas de computador, cadernos de notas de computador.
Fonte: FIGUEIREDO, Nice. Bibliotecas especializadas: paralelos e contratos. R. Bibliotecon. Brasilia, Brasilia, ano 7, n. 1, p. 9-25, jan./jun. 1979. Diponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2011/05/pdf_f05f908822_0016855.pdf
Bibliotecas especializadas ou de empresas existem para atender às necessidades das organizações a que estão subordinadas e por isso - mais do que qualquer uma das outras, tem seus objetivos muito mais bem definidos. A diferença maior no desenvolvimento de coleções de bibliotecas especializadas está, provavelmente, na maior necessidade de especificação de normas para seleção dos materiais com a finalidade de compatibiliza-los com os objetivos da insituição maior. Da mesma forma, é neste tipo de biblioteca que são necessários, com maior frequencia, materiais não-convencionais - relatórios, patentes, pre-prints etc. - que exigem dos bibliotecários um enorme esforço para localização e obtenção dos itens desejados.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais.