Ferida/lesão contusa: é aquela feita por agente vulnerante físico-mecânico contundente, com bordas, paredes e fundos sujos e irregulares, rasga a pele, como uma paulada, uma pedrada, tijolada, um soco, por exemplo.
- Instrumentos típicos: Piso, Parede, Mão, Pé, Veículo, Pedra, Pau
- Gravidade da lesão (generalização - classificação médico-legal e não a do CP):
Leves: Rubefação, Edema traumático, Equimose, Escoriação, Bossa
Média: Ferida contusa, Entorse, Luxação
Intensa: Fratura, Rotura visceral, Esmagamento, Avulsão
Feridas/lesões incisas: são produzidas por agentes vulnerantes que possuem gume afiado (agente vulnerante cortante), são mais extensas do que profundas, com paredes/bordas regulares fazendo com que a ferida sangre incessantemente. São as denominadas “feridas em arco de violino”, pois o agente vulnerante (que possui um gume, fio que corta) age sobre a pele como um arco sobre as cordas do violino, deslizando sobre a pele.
O ponto de ataque (começo da ferida, lesão de entrada) é mais profundo, enquanto que o ponto de saída é mais superficial (denominado de cauda de escoriação ou rabo de rato, que demonstra a saída do golpe).
- Produzidas pela ação de deslizamento de gume afiado
- Instrumentos Típicos: Navalha, Lâmina de bisturi, Faca afiada
- Instrumentos Atípicos: Folha de papel, Linha com pó de vidro ("cerol"), Capim (capim navalha)
- Características das lesões: Pouco profundas, Profundidade inicial maior e terminal menor, Cauda de escoriação, Bordas regulares - boa coaptação
Sangrantes - seção de vasos.
para quem ficou com dúvidas (assim como eu) no ERITEMA (vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos). Pensei numa bofetada (a partir deste conceito colocando entre parênteses), mas a bofetada está mais para a lesão chamada de Rubefação. Se alguém souber, peço por favor que explique esta alternativa.
OPS, achei uma fonte (eu pensava que eritema era somente um tipo de queimadura) rs
1- Eritema traumático: É lesão mais branda a ser produzida, oque popularmente podemos chamar de "vermelhidão", os Tribunais em diversas ocasiões já consideraram a agressão que produz a eritema traumática como contravenção de vias de fato, ou seja, não chega a ser considerada como ofensa a integridade física da vítima.
2- Rubefação: Considerada uma congestão de pouca intensidade, porem em grau maior do que o eritema traumático, desaparece em pouco tempo (cerca de 6 a 24 horas), temos como um exemplo um tapa de mão aberta.
Fonte: http://delicti.blogspot.com.br/2011/06/traumatologia-lesoes-produzidas-por.html