-
"É a disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos, relativos ao crime ou à identidade do criminoso" (I Congresso Nacional de Polícia Técnica, realizando em 1961). “Conjunto de conhecimentos que, reunindo as contribuições das várias ciências, indica os meios para descobrir crimes, identificar os seus autores e encontrá‐los, utilizando‐se de subsídios da química, da antropologia, da psicologia, da medicina legal, da psiquiatria, da datiloscopia, etc., que são consideradas ciências auxiliares do Direito penal”. (ENCICLOPÉDIA SARAIVA DE DIREITO, v. 21, 1997:486).
-
"A criminalistica é uma disciplina transformadora e não uma ciência" (GIlberto Porto)
I - É um sistema de conhecimentos técnicos e científicos de diversas ciências, utilizado com a mesma finalidade dessas (creio que o erro seja nessa parte, justamente por ser uma ciência transformadora, mas nada que descaracterize a alternativa)
II – É o ramo do conhecimento que colabora com as investigações policial e judicial, ouvindo depoimentos de pessoas e analisando-os tecnicamente. (Peritos criminais evitam contato com os demais envolvidos no fato delituoso, trabalho dos investigadores e autoridades policiais)
III – É a ciência que estuda os vestígios intrínsecos ao corpo humano. (Vestigios Intrinsecos remete à Medicina Legal e aos Peritos Legistas, diferente de Peritos Criminais e Criminalistica)
IV – É a ciência que estuda os vestígios materiais extrínsecos ao corpo humano e os locais de crime. (Gilberto Porto diz que Criminalistica é uma disciplina transformadora e não uma ciência, e tal autor é referência em livros de Crimininalistica.
Supondo a reescrita: É a disciplina que estuda os vestígios materiais extrínsecos ao corpo humano e os locais de crime - CORRETA)
Questão questionável tanto a primeira quanto a quarta altarnativa.
-
Sobre a Assertiva I:
A Criminalística embora relamente seja embasada nos mais variados ramos do conhecimento técnico-científico, caracterizando-se, portanto, como uma matéria multidisciplinar, ela também é uma disciplina AUTÔNOMA, e como tal, possui suas próprias finalidades, seus próprios métodos e princípios.
-
Considere as afirmações abaixo acerca da definição de Criminalística.
É o ramo do conhecimento que colabora com as investigações policial e judicial, ouvindo depoimentos de pessoas e analisando-os tecnicamente.
acho q o erro sejo por não se tratar de uma definição de criminalística
Art. 167. Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta
-
I: incorreta. Sistema não é a melhor definição para Criminalística, que apesar de empregar o conhecimento de diversas ciências, não possui a mesma finalidade.
II: incorreta, pois a Criminalística não colabora produzindo provas de natureza subjetiva, como coleta de depoimento de testemunhas.
III: incorreta também, pois estuda os vestígios EXTRÍNSECOS.
IV: única opção considerada como correta, matando a questão na letra B (apenas a IV correta).
Gabarito: B
-
Criminalística NÃO é Ciência! Mas tdo bem...
GAB: Letra B.
-
criminalística tem finalidades próprias, pois é uma disciplina AUTÔNOMA
-
Letra b.
I – Errada. A finalidade da Criminalística é autônoma, voltada para elucidação de crimes e definição da autoria.
II – Errada. A Criminalística atua na análise e estudos dos vestígios materiais extrínsecos. O item descreve uma das funções da Autoridade Policial.
III – Errada. Eraldo Rabelo (1996) conceitua a Criminalística como sendo “a disciplina autônoma, integrada pelos diferentes ramos do conhecimento técnico científico, auxiliar e informativa das atividades policiais e judiciárias de investigação criminal, tendo por objeto o estudo dos vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, no que tiver de útil à elucidação e à prova das infrações penais e, ainda, à identificação dos autores respectivos”.
IV – Correto.