SóProvas


ID
126967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A álgebra relacional é a base matemática de bancos de dados relacionais. A álgebra relacional pode ser definida como linguagem de consulta formal e procedimental. Para banco de dados, podem ser utilizadas diversas operações provenientes da teoria de conjuntos. A seleção (select), em banco de dados relacional, é

Alternativas
Comentários
  • "A operação SELEÇÃO é usada para escolher um subconjunto das tuplas de uma relação que satisfaça uma condição de seleção."

    Navathe, 6ed, pg 97
  • O item d também está correto. Sobre a seleção:
    " sigma<condicao de selecao>(R)
    em que sigma é usado para indicar o operador SELEÇÃO e a condição de seleção é uma expressão booleana especificada nos atributos da relação R. Observe que R é, geralmente, uma expressão de álgebra relacional cujo resultado é uma relação (...). A relação resultante da operação SELEÇÃO tem os mesmos atributos que R."
    Deduz-se, então, que ela é aplicada a uma relação (mesmo que resultante da operação em várias relações) e resulta em uma nova relação, com os mesmos atributos da relação operada.

    Elmasri & Navathe, 4aed, pg 107.
  • O erro da letra d) está em dizer que: "EXECUTADA EM APENAS UMA RELAÇÃO, (...) " ...

    Se fosse: "Caso executada em apenas uma relação, o resultado é uma nova relação", então estaria correto.


    Bons estudos.
  • Questão maldosa. Induz a pensar que se refere à teoria de álgebra relacional mas a questão se refere ao modelo relacional. Feita para confundir select (seleção) da abordagem relacional com selection da álgebra relacional.
  • Ela escolhe um subconjunto de tuplas que satisfazem uma condição (Letra C).

  • (a) Errado, isso seria uma união; (b) Errado, isso seria um produto; (c) Correto, definição clássica da operação de seleção; (d) Correto, não vejo nenhum erro nesse item, mas a banca o considerou errado (Letra C)

  • GABARITO C

    Operações Relacionais Unárias:

    SELECT= tuplas= registros=linhas ( seleciona as específicas e as outras são descartadas)

    PROJECT= colunas=atributos ( seleciona específicas e as outras são descartadas)

    --------------------------------------------------------------------

    " Uma operação que pode ser considerada SELEÇÃO é um filtro que mantém apenas aquelas tuplas que satisfaçam uma condição de qualificação. A operação SELEÇÃO também pode ser visualizada como um particionamento horizontal da relação em dois conjuntos de tuplas — aquelas tuplas que satisfazem a condição e são selecionadas, e as tuplas que não satisfazem a condição e são descartadas.

    Se pensamos em uma relação como uma tabela, a operação SELEÇÃO seleciona algumas das linhas da tabela, enquanto descarta outras. A operação PROJEÇÃO, porém, seleciona certas colunas da tabela e descarta outras.

    fonte: Navathe, P.107 e 109