SóProvas


ID
127102
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Governo aplica medidas educacionais que visam a orientação da população para a prevenção e combate à dengue. A fim de minimizar esse problema de saúde pública no Brasil, o enfermeiro deve saber que

Alternativas
Comentários
    • O ciclo do vetor consiste em ovo, larva,pupa e adulto.
    • A fêmea  pica durante o dia para viabilizar os ovos.
    • O período de viremia do ser humano para o mosquito é a partir do 1° dia antes dos sintomas até o 6° dia da doença.
    • O período de transmissibilidade da doença consiste em dois ciclos: Um intríseco que ocorre no ser humano e outro extrínseco que ocorre no vetor.
    CADERNO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS - MINISTÉRIO DA SAÚDE
  • Só comentando a pegadinha da letra E:

    - o período de incubação é que seria de 3 a 15 dias (média 5 a 6 dias). Já o período de transmissibilidade (durante a viremia, o homem infecta o mosquito) vai de 1 dia antes da febre até 6 dias da doença.


    Fonte: Guia de Bolso Doenças Infecciosas e parasitárias - 8a ed. pp130. MS
     
  • Os ovos do mosquito são muito resistentes e sobrevivem até mesmo por 1 ano num local seco e quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora de submersão este ovo pode se desenvolver. 

    FONTE: Saiba como é o Ciclo de vida do Aedes Aegypti

    https://www.tuasaude.com/ciclo-de-vida-do-aedes-aegypti/

    Os ovos do A. aegypti são bem pequenos (medem cerca de 0,4 mm) e adquirem resistência ao ressecamento muito rápido. Aproximadamente 15h após a postura eles já são capazes de resistir a longos períodos de ressecamento, podendo ficar até 450 dias no seco. Esta resistência permite que sejam transportados a grandes distâncias, em recipientes secos, e que sobrevivam por um ano inteiro até o próximo verão, quando o clima chuvoso e quente poderá levar à sua eclosão e à formação das larvas e, depois, do mosquito.

    FONTE: https://portal.fiocruz.br/pergunta/quanto-tempo-o-ovo-do-mosquito-aedes-aegypti-resiste-no-ambiente