SóProvas


ID
1272505
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmações acerca dos conceitos de protocolos de roteamento.

I. Os protocolos RIP e OSPF são exemplos de protocolos empregados internamente a um sistema autônomo e não podem ser usados para roteamento entre distintos sistemas autônomos.

II. O BGP é um protocolo de roteamento que permite a realização de roteamento entre distintos sistemas autônomos.

III. Através do conceito de zona, existente no OSPF, é possível criar uma zona especial, denominada backbone, e empregá-la para se conectar a outros sistemas autônomos e à própria Internet.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei o erro da III.

    "2.2.2 OSPF – Open Shortest Path First

    O OSPF, por sua vez, é um protocolo do tipo estado de enlace. Este protocolo é considerado o padrão de facto para soluções de roteamento em cenários envolvendo topologias de rede complexas e dinâmicas. Uma rede OSPF deve ser estruturada hierarquicamente em zonas, sendo uma delas eleita (configurada) a zona principal ou backbone. A divulgação de rotas referentes a subredes pertencentes a zonas OSPF diferentes passa sempre pelo backbone (zona 0). Ao contrário do RIP, no OSPF são enviadas atualizações apenas de alterações no estado atual da rede, normalmente por um mecanismo de flooding

    [4]. O OSPF também é um protocolo de roteamento interno, no entanto este pode ser utilizado para roteamento CIDR. A utilização do OSPF como protocolo de roteamento envolve uma série de decisões de projeto e opções de configuração que resultam na definição de vários parâmetros de configuração" - fonte: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2001/0012.pdf.


    Bons estudos!

  • Realmente o item III é complicado... A área de backbone está mais relacionada ao roteamento entre outras áreas do mesmo SA e não de outros SA's, mas nela haverá roteadores de borda, que se ligarão a outros SA's.

  • Segundo o livro do Kurose, existem 4 tipos de roteadores OSPF:

    Roteadores internos, Roteadores de borda de área, roteadores de backbone e roteadores de borda dos SAs.

    Apesar de, o OSPF ser utilizado em 99% dos casos dentro de um SA ele pode sim interligar SAs distintos. O CESPE aceita essa definição.

    Portanto, tem que ficar atento com as visões diferentes de cada banca, pois, se fosse CESPE o item I deveria ser dado como incorreto.