SóProvas


ID
127318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética profissional e às atitudes no serviço público,
julgue os itens que se seguem.

É a ética da convicção que prega a necessidade de o indivíduo ter consciência de que suas ações terão efeitos nas gerações seguintes.

Alternativas
Comentários
  • A ética da convicção é, para Weber, o conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do político na sua esfera privada. Já a ética de responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a decisão do político a partir da sua posição como governante ou legislador.Tomemos como exemplo, o caso de um governante que tenha a convicção pessoal de que é necessária a redução de impostos. Esse governante pode ter realizado uma campanha eleitoral focalizando esse tema e essa necessidade: redução da carga tributária, conforme suas crenças particulares. Porém, uma vez governo, depara-se com a escassez de recursos financeiros para atender à serviços básicos como a segurança social, educação, saúde, etc.Perante esse dilema, o governante precisa de tomar uma decisão: ou seguir uma norma particular (ética de convicção), e reduz os impostos sabendo que vai faltar dinheiro para o Estado cumprir com as suas responsabilidades; ou toma uma outra medida, como governante (ética de responsabilidade), mantendo ou elevando os impostos para daí viabilizar recursos necessários para o normal funcionamento do Estado.
  • A ética da convicção, de carácter deontológico, apresenta a virtude como estando submetida ao respeito pelo imperativo categórico da lei moral. Regula-se por normas e valores já estabelecidos que pretende aplicar na prática, independentemente das circunstâncias ou das consequências daí resultantes.
  • Complementando os comentários...

    A ética da convicção trata-se, portanto, de uma ética do dever, em que seus princípios se traduzem em obrigações ou imperativos incondicionais aos quais se deve obedecer. É uma ética do absoluto, sem dúvidas, formal.

    Já a ética da responsabilidade orienta a ação a partir da análise das consequências daí resultantes. Esta análise levará em conta o bem que pode ser feito a um número maior de pessoas, assim como, levará em conta evitar o mal. Espera-se, portanto, que uma ação se traduza na maior felicidade possível para o maior número de pessoas possível. Trata-se, assim, de uma ética centrada na eficácia de resultados, na análise dos riscos, na eficiência dos meios e procura conciliar uma postura pragmática com o altruísmo. Ao contrário da ética da convicção não é uma ética de certezas, intemporal e formal, é uma ética contextualizada, situacional, que pondera várias possibilidades de ação, apoiada em certezas provisionais, sujeita ao dinamismo dos costumes e do conhecimento.


    www.eticus.com/teoriaseticas.php?sp=7
  • Seria tão mais didático se o povo colocasse assim :  


    ERRADO :


     PORQUE A ÉTICA QUE PREGA QUE A NECESSIDADE DE O INDIVÍDUO TER CONSCIÊNCIA DE QUE SUAS AÇÕES TERÃO EFEITOS NAS GERAÇÕES SEGUINTES É A DA RESPONSABILIDADE E NÃO DA CONVICÇÃO !
  • Felipe, eu acredito que você chegou ao seu comentário "didático" lendo os comentários dos colegas. Para alguém que domine o assunto, o seu comentário realmente é ótimo. Mas existem pessoas (como eu) que estão estudando ética pela primeira vez. E nem sabem que existe essa divisão convicção/responsabilidade na ética, e que preferem os comentários mais contextualizados. Não estou fazendo uma crítica, mas do jeito que você falou alguém poderia se sentir inibido de comentar aqui.
    E a melhor coisa desse site é realmente essa ferramenta de comentários. 
  • Concordo com o colega matheusproc. Às vezes ir direto ao "X" da questão não basta, pois é preciso um pouco de teoria para entender o porquê de a questão estar certa ou errada. Para mim, o primeiro comentário, do colega vjxf, está perfeito, pois expõe a teoria de maneira sucinta, dá exemplos práticos e a partir daí podemos inferir o erro. Obrigada a quem tem a generosidade de explicar um pouco da teoria a quem ainda não a conhece.
  • Estudar pra concurso deve visar acertar questões e não estudá-las aprofundadamente (afinal ninguém aqui tá fazendo graduação em concurso público), por isso, uma explicação simplista e direta ajuda mais:


    ÉTICA DA CONVICÇÃO: É o que você acha certo, pensa ser o correto. Ex: "Os impostos deveriam ser baixados!"

    ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: Ética que deve ser empregada nas decisões que irão impactar a sociedade. Ex: "Ao abaixar os impostos, a arrecadação será prejudicada e a coletividade também".



  • Maravilha de comentário Bruna Sabbag!

  • Ética da convicção se refere às ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados. Ética da responsabilidade é a moral de grupo, das decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual.

    Uma parte do hodierno cenário político do Brasil assombra e indigna a população, dadas as denúncias e constatações de malversação da máquina pública. No entanto, existe uma linha bem tênue que passa quase sempre despercebida aos olhos do grande público: a diferença da ética do particular e da ética do gestor público, algumas vezes incompreendida. E é justamente o motivo desta incompreensão que passaremos a explanar.

    Antes de adentrar no mérito do que seja ética da convicção e ética da responsabilidade, cumpre explicar o gênero, ou seja, a Ética, do qual aquelas são espécies.

    De acordo com Miguel Reale:

    "... não é a Doutrina da Ação em geral, mas propriamente a Doutrina da Conduta, da ação inseparável de sua razão ou critério de medida, de sua norma, mediante a qual se expressa teleologicamente um valor. A Ética é, em suma, a teoria da conduta, o que equivale a dizer: teoria normativa da ação." (Miguel REALE, Filosofia do Direito, Vol. I, Tomo II, p. 346)


    GABARITO: ERRADO

     

    https://jus.com.br/artigos/20446/eticas-etica-da-conviccao-x-etica-da-responsabilidade

  • Gabarito: ERRADO

    Ética da Convicção - Também conhecida como ética do valor absoluto, tem o conceito de ética pautado em valores inegociáveis, que devem ser seguidos invariavelmente por todos os indivíduos.

    Ética da Responsabilidade - Coloca os valores em grau de hierarquia, sem atribuir-lhes caráter absoluto. É o conceito de ética que permite minimamente um grau de flexibilização, a depender do contexto e dos demais valores envolvidos na situação concreta.



    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • É a ética da convicção que prega a necessidade de o indivíduo ter consciência de que suas ações terão efeitos nas gerações seguintesResposta: Errado.

     

    Comentário: a ética da convicção trata de valor absoluto do que é certo ou errado entre indivíduos, e a ética da responsabilidade esclarece que decisões não pensadas poderão produzir efeitos indesejados no futuro.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Na obra de Weber, propõe-se a uma distinção entre a ética da convicção e a ética da responsabilidade.

    A ética da convicção caracteriza-se pelo compromisso com um conjunto de valores associados a determinadas crenças, enquanto a ética da responsabilidade valoriza as consequências da ação.

    O enunciado mistura os conceitos de ética da convicção com ética da responsabilidade, por isso está errado.

    Corrigindo ficaria assim: “É a ética da responsabilidade que prega a necessidade de o indivíduo ter consciência de que suas ações terão efeitos nas gerações seguintes.”

    Gabarito: Errado

  • Na obra de Weber, propõe-se a uma distinção entre a ética da convicção e a ética da responsabilidade.

    Ética da convicção: caracteriza-se pelo compromisso com um conjunto de valores associados a determinadas crenças. Nesse tipo de ética, as intenções do agente são mais importantes que as considerações dos resultados e do sucesso de seus atos.

    Ética da responsabilidade: caracteriza-se pela valorização das consequências da ação e a relação entre meios e fins, com base nas quais um ato deve ser julgado como bom ou mau.

    O enunciado mistura os conceitos de ética da convicção com ética da responsabilidade, por isso está errado.

    Para corrigir o enunciado, basta trocar ética da convicção por ética da responsabilidade.

    Gabarito: Errado

  • Gabarito errado.

    Ética da convicção se refere às ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados.

    Ética da responsabilidade é a moral de grupo, das decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual.

    Errado. É a ética da convicção que prega a necessidade de o indivíduo ter consciência de que suas ações terão efeitos nas gerações seguintes.

  • Gabarito errado.

    Ética da convicção se refere às ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados.

    Ética da responsabilidade é a moral de grupo, das decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual.

    Errado. É a ética da convicção que prega a necessidade de o indivíduo ter consciência de que suas ações terão efeitos nas gerações seguintes. A questão trata-se de ética da responsabilidade.

  • #ÉTICA PROFISSIONAL:

    • Conjunto de regras e normas organizacional QUE NÃO MUDA COM O TEMPO e formam a consciência do profissional
    • Deve estar presente no exercício profissional e na formação de recursos humanos,
    • Impõe valores morais e sociais que disciplinam o comportamento,
    • Implica na padronização de comportamento na organização.

    #ÉTICA DEONTOLÓGICA:

    o   Construída sobre o princípio do dever.

    o   As escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas.

    o   Inclui-se entre as teorias morais que orientam nossas escolhas sobre o que deve ser feito.

    #ÉTICA DA CONVICÇÃO: 

    • se refere às ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados.

    #ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: 

    • É a moral das decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual.
    • É a ética que prega a necessidade de o indivíduo ter consciência de que suas ações terão efeitos nas gerações seguintes.
  • Max Weber fez uma diferenciação dicotômica de ética que vale a pena sabermos:

    • ÉTICA DA CONVICÇÃO: se caracteriza essencialmente pelo compromisso do indivíduo com um conjunto de valores associados a determinadas crenças. Dessa forma, as intenções do agente são mais importantes do que os “resultados” ou o “sucesso” de suas ações. Temos que para esta visão um ato ético se pautaria exclusivamente nos valores morais que o agente considera corretos, independente das consequências.

    • ÉTICA DA RESPONSABILIDADE: valoriza as consequências/resultados das ações dos indivíduos. Ou seja, a ética da responsabilidade se preocupa com a relação entre os meios e os fins. Os atos dos indivíduos devem ser julgados “bons” ou “maus” levando-se em consideração as consequências das ações e a relação entre os meios e os fins alcançados.

  • Classificações da Ética

     

    Ética da Convicção

    - valores associados a determinadas crenças.

    - indivíduo pratica determinadas ações convencido de que seus atos são justos, independentemente dos efeitos/resultados que essas ações possam gerar.

    - rígida e dogmática.

    - acredita incondicionalmente em “valores absolutos”.

    - ex: indivíduo que é contra o aborto e não admite o aborto em qualquer situação (mesmo que a

    vida da mãe esteja em risco).

     

    Ética da Responsabilidade

    - valoriza as consequências/resultados das ações dos indivíduos.

    - se preocupa com a relação entre os meios e os fins.

    - os atos dos indivíduos devem ser julgados “bons” ou “maus” levando-se em consideração as consequências das ações e a relação entre os meios e os fins.