SóProvas


ID
127324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

As discussões acerca da ética nas atividades públicas iniciaram-se
na Grécia antiga e continuam até os dias atuais, gerando
legislações que procuram traduzir a moral e os princípios
desejados socialmente. A respeito da ética, julgue os itens
seguintes.

Com a separação entre o religioso e o político, resultante das discussões acerca da ética, ao longo do tempo novas perspectivas filosóficas surgiram. Segundo elas, o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, o que revela uma concepção utilitarista centrada no homem.

Alternativas
Comentários
  • Comentário: A assertiva está certa. A ética moderna, por sua vez, contrapôs a vinculação da ética às divindades, aproximando-a mais à figura do homem e a sua organização social, daí a necessidade do Estado. Na filosofia contemporânea, os princípios do liberalismo influenciaram bastante o conceito de ética, que ganha fortes traços de moral utilitarista. O Utilitarismo ou Universalismo Ético – a maior felicidade para o maior número de pessoas. Esta ética é chamada “moral do bem estar”, o bem é útil para o indivíduo para a coletividade

     

     

     

    Fonte: http://www.grancursos.com.br/portal/OBPortal2008/home/Palavra-de-quem-entende-etica-tema-relevante-em-concursos.php

  • Complementando o que a colega acima disse. Vale ressaltar que:

    O UTILITARISMO é Corrente filosófica surgida no século XVIII, na Inglaterra, que afirma a utilidade como o valor máximo no qual a elaboração de uma ética deve fundamentar-se.

    O utilitarismo baseia-se na compreensão empírica de que os homens regulam suas ações de acordo com o prazer e a dor, perpetuamente tentando alcançar o primeiro e escapar à segunda. Deste modo, uma moral que possa abarcar efetivamente a natureza humana precisa voltar-se para este fato, conduzindo-o às suas últimas consequências. Nesta perspectiva, a utilidade, entendida como capacidade de proporcionar prazer e evitar a dor, deve constituir o primeiro princípio moral, isto é, seu valor supremo.

    O utilitarismo perdura, como corrente filosófica, ainda que comportando diferentes compreensões e desdobramentos, até nossos dias. Os principais representantes desta doutrina, desde o século XVIII até hoje, são: James Mill, J. C. Smart, Moore, Singer, dentre outros.



    Bons estudos!
  • Não entendi porque a concepção é utilitarista. O fato do indivíduo estar livre não está associada a busca de um bem estar na sociedade ou partes afetadas. O cara pode ser um animal e agir pregando  o mal estar livremente.

  • As decisões éticas podem ser guiadas usando uma abordagem normativa, isto é, usando um conjunto de normas e valores explícitos ou implícitos. Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada sob uma abordagem utilitarista, individualista, dos direitos morais e da justiça: 


    a) Utilitarismo: Basicamente, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.

     

    - a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a sociedade

     

    - o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, Q42439

     

    Ex: exemplo a Guerra do Iraque, em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderá afirmar que as suas condutas estão dentro dos melhores padrões éticos, pois a presença de Saddam Hussein causa um mal para a sociedade. 

     

    b) Individualismo: considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem. 

     

    c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão: livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência, liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo e direito à vida e segurança. 

     

    d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade. 

     

    Fonte:Ética no Serviço Público p/ Policial (2014/2015) da PRF. Teoria e exercícios comentados Prof Daniel Mesquita  Aula 01

  • Difícil de engolir a última parte dessa questão...

  • Questão no mínimo estranha, esse conceito ai da abordagem utilitarista não tá batendo...

     

    Pra mim tá mais pra abordagem de DIREITOS MORAIS, que se associa aos direitos e liberdades fundamentais do indivíduo, como a liberdade de consciência, de crença, de expressão...

     

    A abordagem utilitarista se refere a um bem maior para a coletividade, para o maior número de pessoas.

     

    Se alguém souber explicar... porque eu não entendi.

  • o que revela uma concepção utilitarista centrada no homem.

    No meu entendimento quando fala: Centrada no homem significa de uma maneira geral/ a todos, ñ específica uma pessoa. 

     

  • tem que usar drogas para entender...

  • Esse conceito não é utilitarista em lugar nenhum. Está mais para abordagem individualista. Não tentem defender o indefensável.

  • Não tem como essa questão estar certa...vejam:

    A teoria do utilitarismo visa a maior felicidade, não do próprio agente, mas a maior felicidade ao maior número de pessoas envolvidas "the greatest happiness for the greatest number". Também é defendida a nobreza de caráter, avaliada e classificada de acordo com extensão de seus efeitos ao bem comum.

    (https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-23/etica-utilitarista-de-jeremy-bentham/)

    Vejam tb os comentários da letra "A" da questão Q63785.

  • A questão diz: "o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina," e afirma em seguida fazer parte do conceito utilitarista centrado no homem.

    Vejam:

    Um bom exemplo utilitarista pode ler-se a partir da ação terrorista de 11 de setembro de 2001, quando foram destruídas as torres gêmeas de Nova York. Nessa altura houve um quarto avião que provavelmente foi derrubado ou por uma ação do governo dos Estados Unidos ou pelas pessoas que estavam neste avião. Tanto em uma situação como em outra, foi utilizado o princípio do utilitarismo onde as vidas das pessoas que estavam no vôo, foram sacrificadas em favor de minimizar a dor de milhares de pessoas que poderiam ser mortas se o avião persistisse em sua rota.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292010000600012

    Eu entendo, após pesquisar, que ser livre de acordo com a consciência, no contexto utilitarista, seja fazer o bem a maioria das pessoas, ainda que haja certo "sacrifício" de outras, de acordo com o trecho exemplificativo acima.

    Errei a resposta, mas gosto de pesquisar para entender e tentar não errar novamente....

    Segue, então, minha colaboração.

    Bons estudos!

  • A banca, no mínimo, mesclou duas abordagens diferentes. Como acertar isso na hora da prova?

    Essa matéria possui um grau de subjetivismo enorme e as bancas usam e abusam disso pra fazer o que bem entenderem.

  • ABORDAGENS ÉTICAS

    .

    a) Utilitarismo: os fins justificam os meios.

    Pense como: General Zod, Thanos ou Agente Smith (Matrix).

    .

    b) Individualismo: egocentrismo humano.

    Pense como o Lex Luthor ou o Vegeta (Dragon Ball).

    .

    c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais.

    Pense como o Superman ou Capitão América pensa.

    .

    d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei.

    Pense como o Batman ou o Homem de Ferro pensa.

    .

    Fonte: Meu caderno de resumos.

  • Quem chuta e acerta nunca acha a questão estranha.

  • A respeito da ética, é correto afirmar que: Com a separação entre o religioso e o político, resultante das discussões acerca da ética, ao longo do tempo novas perspectivas filosóficas surgiram. Segundo elas, o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, o que revela uma concepção utilitarista centrada no homem.

  • Conceito de Ética subjetivista

  • Segundo Eduardo García Máynez , a ética utilitarista, que é uma vertente da ética empírica, tem como máxima '' o que é bom é útil''. Ora, se o homem está livre para agir conforme sua consciência determina, os conceitos que vão determinar que ''o que é bom é útil'', ou seja, o utilitarismo, está centrado na questão do homem.