SóProvas


ID
127333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em uma agência bancária pública, os servidores são obrigados a cumprir mensalmente uma meta estipulada por equipe. Se não cumprir a meta, o servidor precisa apresentar no quadro de informações o quanto da meta foi cumprido e as razões pelas quais não foi integralmente cumprida. Essa prática tem causado constrangimento aos servidores, que veem sua situação de trabalho exposta aos cidadãos que procuram por atendimento na agência. Outra fonte de constrangimento têm sido as constantes repreensões da chefia pela dificuldade que alguns servidores apresentam de cumprir as metas estipuladas.

Com base nessa situação, julgue os itens subsequentes, acerca da ética e da postura no serviço público.

No caso em apreço, os sistemas de metas da organização reforçam alguns comportamentos considerados corretos ou errados, o que caracteriza uma relação com questões éticas.

Alternativas
Comentários
  • Sério???Como você descobriu isso???

     Ao meu ver há os dois lados de condutas éticas. A primeira seria no caso em que seria correta a estipulação de metas visando aumentar a competitividade dos funcionários(por incrível que pareça),mas claro sem condutas imprudentes e anti-éticas.E o segundo ponto seria,como dito na questão, constranger os funcionários diante do público e ainda prestar esclarecimentos sobre o não cumprimento integral das metas estipuladas.

  • Inserida no contexto dessa questão, vale mencionar que:

    Sabemos que a ética se insere de maneira determinante para contribuir e melhorar a qualidade do atendimento, inserindo no âmbito do Poder Público, princípios e regras necessários ao bom andamento do serviço e ao respeito aos usuários.
    Sendo assim, os códigos de ética, além de regulamentarem a qualidade e o trato dispensados aos usuários e ao serviço público, também têm a função de proteger a imagem do servidor que trabalha seguindo fielmente as regras neles contidos, contribuindo, assim, para uma melhoria na imagem do servidor e do órgão perante a população.
    Portanto, no exercício das mais diversas funções públicas, os servidores, além das normatizações vigentes nos órgãos e entidades públicas que regulamentam e determinam a forma de agir dos agentes públicos, devem respeitar os valores éticos e morais que a sociedade impõe para o convívio em grupo.


    (Com base na leitura de Maria Di Pietro e em leituras complementares).

    Espero ter ajudado!
  • D1171, Das Regras Deontológicas:

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    CERTO

  • Questão de interpretação de texto com ética.

    comportamentos considerados corretos - deveres do servidor público/comprometimento com o bem comum/cortesia/urbanidade etc.

    comportamentos considerados errados - vedações do servidor público/não deixar formar longas filas/não retirar da repartição pertence, documento ou livro sem autorização/embrigues habitual fora do serviço etc.

    Caracteriza uma relação com questões éticas - sim pois está previsto no Código de Ética Profissional do Servidor Público.

    Gabarito Certo.

  • Questão subjetiva.

  • Demorei um pouco para compreender esta questão. No fim, entendi que a assertiva não queria saber se o estava sendo feito era correto ou errado, e sim se o caso poderia ser julgado conforme a ética, tendo em vista que a agência bancária estava prejudicando a reputação dos servidores.

     

    Gabarito certo.

  • Com relação ao bom atendimento tudo bem realmente tem tudo haver com a ética, mas se houver cobrança quanto ao lucro que cada um é obrigado a alcançar, por se tratar de banco, acredito que essa cobrança não tem nada haver com a ética.

  • Subjetivismo total .

    imaginei da seguinte forma: o chefe cobra metas que devem ser atendidas, e, caso não fossem poderiam causar alguns danos tais como os citados na assertiva, de tal modo para evitar vexames tais empregados poderiam usar meios ilicitos para alcançar tais  metas, apenas visando cumprir suas metas sem observar os principios éticos que norteiam a vida pública. 

  • "No caso em apreço, os sistemas de metas da organização reforçam alguns comportamentos considerados corretos ou errados, o que caracteriza uma relação com questões éticas."

    Eu entendo a relação da situação narrada na questão com os valores éticos, mais precisamente no âmbito da Ética Deontológica, a qual estipula os códigos de conduta. Mas eu não consegui ver fundamentação no momento em que a questão fala que esse sistema de metas reforçaria alguns comportamentos ERRADOS. Tendo em vista que essa exposição não reforçaria, mas sim inibiria ações erradas.

  • Responde dessa maneira, cada órgão tem sua ética, como sendo do executivo, tem regras como a metas dos funcionários. Esse foi meu pensamento e acertei.

  • Gabarito: Certo

    A questão é mais simples do que parece, a questão apenas afirma que os sistemas de metas da organização reforçam alguns comportamentos considerados corretos ou errados, o que caracteriza uma relação com questões éticas.

    Sim, é isso mesmo!

    Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.