-
Não entendi essa questão, alguém pode me ajudar?
Obrigada!
-
Mesmo sendo normas sociais vinculadas ao capitalismo, não justifica que o acúmulo de bens a qualquer custo é louvável. Em ética, não podemos dizer que "os meios justificam os fins". No gabarito oficial definitivo dessa prova o gabarito encontra-se ERRADO.
-
68 Algumas normas sociais vinculadas às noções do capitalismo
reforçam a ideia, como no caso em tela, de que o acúmulo de
bens a qualquer custo é louvável.
Pesquisei na net e a resposta é CERTO mesmo!
-
Normais sociais vinculadas à noção do capitalismo reforçam a citada ideia.
Em nenhum momento se afirma que no campo ético essa atitude é lovável.
-
vejo como ERRADA
Quando o enunciado da questão pede para julgar os itens, acerca da ética e da postura no serviço público. fica explicito que a questão deverá ser julgada acerca da ética , mesmo que ela não se referêncie diretamente a ética.
Questão mal elaborada passível de recursos !
-
Galera pelo que pude entender na questão, o gabarito está certo, pois estão se referindo pelo que passa na agência bancária, pois os servidores estão obrigados a cumprir suas metas independentemente de qualquer coisa ou seja nesse caso, o acúmulo de bens a qualquer custo é louvável, o que na realidade seria incorreto, mais em relação ao que passa na agência está de acordo com o que se pergunta.
-
Colegas, realmente o gabarito oficial diz que o item está CERTO conforme os links abaixo:
http://www.questoesdeconcursos.com.br/provas/cespe-2010-mps-agente-administrativo
http://www.cespe.unb.br/concursos/MPS_SIMPLIFICADO2010/
Como o colega André, creio que devemos interpretar da seguinte forma:
Com base nessa situação, (ficar constrangido por expor o motivo de não ter cumprido 100% da meta e as constantes repreensões da chefia) julgue os itens subsequentes, acerca da ética e da postura no serviço público.
Algumas normas sociais vinculadas às noções do capitalismo reforçam a ideia, como no caso em tela, de que o acúmulo de bens a qualquer custo é louvável.
Como foi citado um banco, capitalismo e acúmulo de bens, segue trecho do livro Ética, Direito e Administração Pública:
"O sistema capitalista coloca o mercado no centro da vida econômica e social. Suas leis tornam-se absolutas. Diante das injustiças, os espaços para a indignação tornam-se exíguos. Nesse sistema, o objetivo prioritário de um grupo social é a a acumulação de riqueza. A lógica econômica a tudo comanda, passando a ser, inclusive, critério de discernimento para as questões morais. O cinismo e a indiferença face aos problemas sociais dos excluídos mostram igualmente a expulsão da ética das discussões econômicas. A ética é substituída pela técnica econômica. No capitalismo, as leis de mercado são apresentadas como o único caminho para o convívio social e o progressso econômico;não faz sentido falar-se em ética, exceto quando se assumem valores que se situam acima das regras econômicas vigentes, só assim é que falar-se em ética faz sentido."
-
Esta é mais uma daquelas questões do CESPE que não dá para simplesmente "engolir".
Algumas normas sociais vinculadas às noções do capitalismo reforçam a ideia, como no caso em tela, de que o acúmulo de bens a qualquer custo é louvável.
Dentro do contexto desta Agência Bancária, em tela, até se entende que o acumulo de bens a qualquer caso é louvável, pois para cumprir metas os funcionários do banco simplesmente desrespeitam leis do Consumidor, Código Civil, etc. E simplesmente colocam produtos para os clientes sem estes ficarem sabendo. Mas, digo, que isto é apenas no contexto da Agência. Por isso a parte em azul. E mesmo a questão deixa transparecer que tem funcionários que acham errado.
Quanto as normas sociais do capitalismo, esta ideia não é aceita. Capitalismo tem regras, não se podem simplesmente a qualquer custo fazer algo errado e ir "enfiando na goela do cliente" coisas que ele não pediu. Capitalismo nunca foi a lei da selva. Contratos se respeitam e são respeitados. Se fosse assim, pessoas que se enriquecem ilicitamente através de qualquer tipo de tráfico, seriam plenamente aceitas no mundo capitalistas. Daí a parte vermelha.
Eu, simplesmente, não se de onde o CESPE tirou esta ideia. Mas aí vem vocês e falam, de acordo com Marx, o Capitalismo é ruim, impera a lei da selva. Mas ai eu respondo, de acordo com Adam Smith, capitalismo é o melhor sistema de produção da humanidade, o mais justo, onde cada um pode escolher seu modo de viver e não ficar preso a castas da era medieval. Daí, fica a pergunta, através da qual ótica o CESPE afirma isto?
Simplesmente eu desconheco esta regra do Capitalismo, que vincula uma ideia de que vale tudo a qualquer custo para acumular bens. Mas como o CESPE de vez em quando inventa algumas regras, fica difícil. Esta é uma daquelas questões que para mim é sem justificativa a resposta do CESPE.
-
Gente, a questão se refere às noções de Capitalismo Selvagem e de Extrama Direita.
Mas creio que o CESPE foi infeliz em usar a palavra "reforçam", o melhor seria: "levam".
-
Essa M****A é ética ou interpretação de texto???
-
A questão está certa a respeito de algo que é errado do ponto de vista ético.
-
"Algumas" normas sociais vinculadas às noções do capitalismo reforçam a ideia... acho que o erro ta em ALGUMAS, pois deixa entender que existem normas que reforçam isso...
-
Questão denotando ironia ?
-
Não tem como essa questão ser correta, a qualquer custo engloba todas as possibilidades, inclusive as não éticas...
-
A questão é correta; gerou dúvidas pela interpretação.
A leitura que a banca propôs foi que tais normas baseadas no capitalismo reforçam a ideia de que o acúmulo de bens a qualquer custo é
louvável. Ou seja, essas normas é que nos levam a crer nisso.
Se isso está certo ou errado do ponto de vista ético? Não é o que está sendo perguntado.
-
FODA!!!
Não basta estudar um monte de matéria, tem que adivinhar a interpretação da BANCA!!!
-
Não basta estudar o conteúdo, tem que interpretar e adivinhar a ideologia política da banca.
-
Gab. certo
Pela questão, o que realmente ela está cobrando, enxerguei nesse trecho:
Em uma agência bancária pública, os servidores são obrigados a cumprir mensalmente uma meta estipulada por equipe. Se não cumprir a meta, o servidor precisa apresentar no quadro de informações o quanto da meta foi cumprido e as razões pelas quais não foi integralmente cumprida.
-
Ideologia agora também ta sendo cobrada????
-
Concordo com os colegas, a partir do momento em que se fala "a qualquer custo" ainda mais com referência à Cespe dar-se a entender uma gama de possibilidades, inclusive meios ilícitos.
Questão confusa.
-
A banca estas dizendo que segundo algumas normas sociais vinculadas às noções do capitalismo é louvavél o acúmulo de bens a qualquer custo.
O que é verdade. A banca não esta questionando se é bom ou ruim, ela apenas afirma uma verdade do capitalismo.
-
Algo errado não está certo.
-
Tenho que aprender a ser esquerdista pra acertar essas questões agora?? Ideologia socialista vai cair na PRF?
-
Niguém quer saber sua opinião sobre a elaboração das questões, então só comente sobre a solução delas, ficamos lendo um monte de comentários que não ajuda ninguém e só perdemos tempo.
-
Rapaz! só faltaram citar Marilena Chauí. kkkk
#credo
-
Não se trata de ideologia política, pelo contrário, quem usou de ideologia é quem está reclamando de ter errado. Trata-se de entender o que cada sistema socio-econômico-político propõe. E no capitalismo clássico é a qualquer custo mesmo!
-
Realmente, na contemporaneidade, o acumulo de riquezas a qualquer preço é louvável no mundo capitalista. Com toda evolução tecnológica e toda globalização, as COISAS evoluíram bastante, ao passo que o HOMEM só involui quanto aos verdadeiros valores.
Segundo Aristóteles em sua obra: A política, temos o seguinte:
A aquisição de bens, como dissemos, divide-se em dois tipos: um, que é necessário e aprovado e tem relação com a administração doméstica; a outra, que está ligada ao comércio e depende da troca, e que não é aprovada, uma vez que não tem sua origem na natureza e sim no ganho de algumas pessoas sobre outras. Não muito aceita é também a prática de cobrança de juros e a insatisfação é completamente justificada, porque o ganho não provém da moeda em si, não como um produto proveniente dela. Pretendia-se que a moeda fosse um meio de troca, enquanto os juros representam um aumento no dinheiro em si. Por esse motivo seu nome [usura, τόκος], pois cada animal reproduz seu semelhante, e os juros são dinheiro nascidos do dinheiro. Desta forma, de todos os tipos de negócios este é o mais contrário à natureza. (Aristóteles, 1258a38)
-
Eis uma questão que requer desapego de valores...
Não é questionado se concorda ou não, pense, raciocine e marque, simples assim.
-
as questões de ética de antigamente me assustam