SóProvas


ID
127357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A organização no trabalho não se faz apenas com procedimentos,
uso correto de agenda e treinamento adequado, mas, acima de
tudo, com o casamento perfeito entre o profissional e a função
que ele ocupa. A respeito das prioridades e da organização do
trabalho, julgue os próximos itens.

Dar a um subordinado a responsabilidade de execução de um trabalho e de decisões afins contribui para o acúmulo de atividades e sobrecarga no trabalho, principalmente porque gera possibilidade de retrabalho.

Alternativas
Comentários
  • "Dar a um subordinado a responsabilidade de execução de um trabalho e de decisões afins contribui para...":

    - Empowerment (= parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização)

    O empowerment se assenta em quatro bases principais:

    Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação. Motivação – proporcionar motivação às pessoas para incentivá-las continuamente. Isso significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados, permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance de metas. Desenvolvimento – dar recursos às pessoas em termos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso significa treinar continuamente, proporcionar informações e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização. Liderança - proporcionar liderança na organização. Isso significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empowerment

  • Errado

    Tem se tornado comum em empresas modernas o chamado empowerment, como comentou a colega acima, que são delegações de poderes a funcionários de modo que suas responsabilidades aumentem, o que pode gerar, se for bem realizado e com um bom plano de treinamento e desenvolvimento na carreira, satisfação, motivação e melhorias nas atividades da organização. É uma prática saudável do ponto de vista estratégico.
  • Dar a um subordinado a responsabilidade de execução de um trabalho e de decisões afins contribui para o acúmulo de atividades e sobrecarga no trabalho, principalmente porque gera possibilidade de retrabalho
     
    O empowerment faz parte do comportamento organizacional tendo como consequência uma maior motivação, acredito que a questão poderá ser respondida também através do job enrichment e job enlargement.

     Proposto por Herzberg o enriquecimento de cargos oferece as seguintes vantagens:
    1)  -Elevada motivação intrínseca do trabalho.
    2)  -Desempenho de alta qualidade no trabalho.
    3)  -Elevada satisfação com o trabalho.
    4)  -Redução de faltas (absenteísmo) e de desligamentos (rotatividades).
     
    As pessoas que executam trabalhos interessantes e desafiadores por motivos óbvios estão mais satisfeitas com eles do que as que executam tarefas repetitivas e rotineiras.

    Afinal, o que é enriquecimento de cargos? É a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação.
  • Podemos observar outro erro: Não se delega a RESPONSABILIDADE, mas a penas a execução de certa atividade.

    Espero te ajudado!

  • DEPENDE DO TIPO DE SUBORDINADO QUE ESTAMOS FALANDO. TRATA-SE DE UM CRITÉRIO DE CAPACIDADE E CONFIANÇA QUE O ADMINISTRADOR DEVE TER SOBRE O SEU EMPREGADO.  HODIERNAMENTE, A DELEGAÇÃO ESTÁ LIGADA À POSSIBILIDADE DE MAIOR MOTIVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DO EMPREGADO NA ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, GERA UMA MAIOR FACULDADE DE ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE NO QUAL A ORGANIZAÇÃO ESTÁ INSERIDA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ATÉ PARECE QUE NA VIDA REAL NÃO É ASSIM. ORA ME ECONOMIZE, CESPE