-
Eu entendi atividade complexa como uma executada, por exemplo, por um profissional altamente gabaritado. Ora, não há tantos subordinados assim, ou seja, em uma empresa eles fazem parte do alto escalão.
-
Quanto mais complexas as atividades a serem realizadas, mais difícil ficará para o gestor administrá-las, portanto, menor deve ser o número de subordinados que irão se reportar a ele.
-
Essa questão faz parte da amplitude organizacional,que diz que a quantidade de pessoas a ser liderado depede da capacidade do lider, e se a tarefa é muito complexa automaticamente dificulta para o lider e assim será preciso diminuir o número de liderado.
bons estudos.
Gerson vitoria espirito santo
-
Concordo com o comentário do colega Gerson.
Fala de amplitude de controle. Atividades mais complexas precisam de uma atenção maior do chefe para os seus subordinados, então uma estrutura aguda com um menor número de subordinados se reportando a um único chefe é melhor para essas atividades.
-
Quanto maior for a complexidade das atividades a serem realizadas, maior será o número máximo de subordinados que deve reportar-se a um gestor.
Vamos falar um pouco a respeito da amplitude administrativa de controle significa o número de empregados que se devem reportar a um administrador. Determina o quanto um administrador deve monitorar estreitamente seus subordinados. Quanto maior for a amplitude de controle maior será o número de subordinados para cada administrador.
A amplitude de controle pode ser maior e com menor envolvimento do administrador quando envolver as demais situações:
*O trabalho executado pelos subordinados é estável e rotineiro.
*Os subordinados executam tarefas similares.
*Os subordinados estão concentrados em uma única localização física.
*Os subordinados estão treinados e requerem pequena direção para a execução das tarefas.
*Existem regras e procedimentos que definem todas as atividades.
*O administrador conta com os sistemas de apoio e de pessoal.
*As atividades não administrativas, como planejamento ou coordenação com outros departamentos, exigem pouco tempo
*As preferências e o estilo pessoal do administrador favorecem uma amplitude larga.
-
A amplitude pode ser estreita isso provoca um custo administrativo maior, porque existem mais administradores para cuidar de um número menor de pessoas. Cada administrador tem poucos subordinados a supervisionar e, portanto, mais tempo e energia para os deveres gerencias e para o trabalho não administrativos, sendo a supervisão mais estreita ocorre uma maior atenção individual e suporte por parte do chefe, porém esse tem menos autonomia, essa amplitude tende a ser mais alongada com mais níveis hierárquicos e, sobretudo altos.
Quando a amplitude for larga permite custos administrativos menores, porque existem menos administradores para cuidar de um número maior de pessoas, sendo mais subordinados a tarefa administrativa é mais difícil.
-
A questão é errada, pois se em uma empresa temos alta complexidade de tarefas delegadas a subordinados com certeza a execução dessas tarefas requerem um acompanhamento mais minucioso e por evidência esse acompanhamento não pode se dá a inúmeras pessoas ao mesmo tempo, com isso a organização nessa situação terá um gasto maior, sendo que terá que acompanhar com maior exatidão a execução dessas tarefas. Quando temos na organização um número maior de complexidades a serem desempenhadas cada gestor vai se reportar a número menor de subordinados com a finalidade de transmitir as informações necessárias .
-
Gabarito: ERRADO. Quanto maior for a complexidade do trabalho, menor sera o número de subordinados na supervisão de um único gestor. Quanto menor for a complexidade do trabalho, maior sera o número de subordinados na supervisão de um único gestor.
-
Quanto maior for a complexidade das atividades a serem realizadas (OU SEJA, QUANTO MAIOR A CADEIA DE COMANDO), maior será o número máximo de subordinados que deve reportar-se a um gestor (ISTO É, MENOR SERÁ A AMPLITUDE DE COMANDO).
RESUMINDO: SE A ATIVIDADE É COMPLEXA DEMAIS, GERA UMA NECESSIDADE DE MAIOR CONTROLE NO DESEMPENHO. LOGO, QUANTO MENOS SUBORDINADOS UM GESTOR TIVER PARA CONTROLAR, MAIS EFICAZ SERÁ.
GABARITO ERRADO
-
Amplitude ou controle administrativo
Refere-se ao número de subordinados que cada gestor pode comandar. O que define o
tipo de abrangência do controle do gestor são as tarefas, o ambiente e a qualificação dos
subordinados.
A amplitude de controle diz respeito a quantos funcionários cada gestor consegue dirigir com eficiência e eficácia na organização. Assim, quando dizemos que uma organização tem amplitude de controle de 8, quer dizer que cada gestor possui 8 funcionários sob sua coordenação direta.
Fonte: Prof Carlos Xavier - Estratégia Concursos
Amplitude de controle
-> tamanho da equipe que cada chefe controla.
AGUDA: MENOS subordinados por chefe; custo maior; mais atenção do chefe.
ACHATADA: MAIS subordinados por chefe; custo menor; maior autonomia.
-
Achei bem subjetiva, alguém me acompanha ?