SóProvas


ID
1274533
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Em relação aos primeiros Sistemas de Informação Geográfica, é correto afirmar que eles surgiram no Canadá, como parte de um programa governamental para criar um inventário de recursos naturais, na década de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    No início dos anos 1960, com a evolução dos sistemas computacionais, inúmeros grupos acadêmicos se formaram com o objetivo de desenvolver programas automatizados já dentro do conceito de sistemas de informação.

    No âmbito da análise espacial, teve grande destaque o conceito de Matriz Geográfica proposto por Berry (1964), que tratava de representações de fenômenos geográficos na forma de matriz, com as variáveis nas linhas e as unidades territoriais nas colunas. Esse arcabouço teórico-metodológico gerou os conceitos de sítio e situação, os quais possuem significados relevantes para a análise espacial e as operações de modelagem de mapas realizadas nos atuais SIGs.

    No Canadá, formou-se uma parceria entre Roger Tomlinson e a IBM, que aprovaram, junto ao Departamento de Agricultura do Governo Canadense, o projeto denominado CARDA (Canadian Agricultural Rehabilitation and Development Administration), cuja direção coube a Tomlinson. Desse projeto, que visava subsidiar o planejamento territorial rural do Canadá e minimizar impactos ambientais, surgiu, em 1964, o sistema CGIS (Canadian Geographical Information System).O CGIS foi considerado historicamente o primeiro SIG desenvolvido.

    A partir de 1967, os Estados Unidos desenvolveram o projeto MIDAS, do Serviço Florestal Americano, considerado o primeiro sistema completo para administração de recursos naturais, e o projeto DIME (Dual Independent Map Economic), do U.S. Bureau of the Census, que criou o programa denominado “Geographic Base File”, desenvolvido para construir representações digitais de ruas e zonas censitárias (BARR, 1996).