SóProvas


ID
1276228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A temperatura crítica de uma substância pura é frequentemente indicada na superfície p-v-T correspondente e representa a temperatura

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Acima da temperatura do ponto crítico a fase vapor prevalece em detrimento da fase líquida.

  • Eu entendia que temperatura crítica era aquela em que o fluido passava para o estado de gás e não vapor, não mais liquefazendo, sendo esta temperatura para a água de aproximadamente 374,15°C.

    Fui até tirar dúvida na internet

     

     

    "É a temperatura acima da qual a substância pode existir somente na forma de gás.

    Um gás, acima dessa temperatura, não pode ser liquefeito, por mais que a pressão do sistema seja elevada.

    Temperatura crítica pode ser definida como aquela temperatura em que acima dela a substância pode existir somente na forma de gás. Acima desta temperatura a substância gasosa não pode ser condensada por compressão isotérmica (mantendo a temperatura igual e aumentando a pressão). A temperatura crítica da água é 374,15°C , do álcool etílico é 243,1°C, do dióxido de carbono é 31,04°C e do hélio é -267,9°C. Isso quer dizer que essas substâncias, em sua respectiva temperatura crítica, será somente gás, mesmo que a injeção de pressão (ou devida redução, em outras substâncias) não irá condensar ou liquefazer o gás.
    Tomemos como exemplo a própria água: ao nível do mar, com 1 atm de pressão (pressão atmosférica), à 90 ºC, será líquida. A partir de 100 ºC ela passa para o estado de vapor. Se a temperatura for mantida em 100 ºC mas a pressão se elevar, a água irá se liquefazer. Se nessa nova pressão (maior que 1 atm), a água for aquecida até seu "novo" ponto de ebulição, irá ebulir. Novamente, se devida pressão for adicionada a água irá se liquefazer. No entanto, quando a temperatura da água chegar em 374,15 ºC, não poder-se-á liquefazê-la, não importa que pressão for aplicada. O gráfico da curva de ponto triplo da água explica isso, com a curva do ponto de ebulição se inclinando limitadamente para a esquerda."