Questões que abordam os benefícios de se adotar o orçamento empresarial apontados por SANVICENTE E SANTOS (1983) já foram cobrados em outras provas. São eles.
Integração dos funcionários: por meio de uma integração de diversos orçamentos parciais em um único orçamento global, o processo orçamentário força todos os membros da administração a fazer planos de acordo com os planos de outras unidades da organização, aumentando o seu grau de participação na fixação de objetivos.
Quantificação dos objetivos: o processo orçamentário obriga os administradores a quantificar e datar as atividades pelas quais serão responsáveis, em lugar de eles se limitarem a compromissos com metas ou alvos vagos ou imprecisos.
Delegação de Poderes: O processo orçamentário reduz o envolvimento dos administradores de alto escalão com as operações diárias, por intermédio da delegação de poderes e de autoridade que se refletem nos orçamentos das diferentes unidades ou dos departamentos da organização.
Avaliação Detalhada do Desempenho: o processo orçamentário permite identificar pontos de eficiência ou ineficiência no desempenho dos departamentos, permitindo acompanhar em que termos estão acontecendo o progresso, no sentido da consecução dos objetivos gerais e parciais da organização.
Racionalização dos Recursos: a preparação de um orçamento para toda a organização tende a melhorar a utilização dos recursos a ela disponíveis, bem como ajustá-los às atividades consideradas prioritárias.