SóProvas


ID
1277365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos de informática, julgue o item a seguir.

Phishing é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    A mensagem de e-mail é uma das formas mais comuns para o envio de phishing. Phishing é 'pescaria', e o hacker envia uma isca para o usuário, que pode ser 'fisgado'. Se passando por uma entidade confiável (bancos, Receita Federal, etc) o usuário mal intencionado envia uma mensagem pedindo login, senha, tabela de senhas, token, etc.

  • Phishing não é um malware, mas um método de se buscar informações sensíveis do usuário ou levá-lo a executar certos atos. Cabe recurso.

  • Peraí gente, até onde eu sei o Pishing é um golpe eletrônico dado através de e-mail e sites falsos para coleta de cpf e dados bancários, você pode simplesmente deletar o e-mail recebido e pronto, nada de mal lhe acontecerá, sua maquina não estará infectada. Agora, o que eu entendo por malware (malicious software),é que é um software que infecta o computador e que instalado pode danificar a máquina ou roubar informações, ou seja, coisas completamente diferentes....Eu hein Cespe...

  • Phishing (pronuncia-se "fishing") é um tipo de roubo de identidade online. Ele usa e-mail e sites fraudulentos que são projetados para roubar seus dados ou informações pessoais, como número de cartão de crédito, senhas, dados de conta ou outras informações. Os golpistas podem enviar milhões de mensagens de e-mail fraudulentas com links para sites fraudulentos que parecem vir de sites confiáveis, como seu banco ou administradora de cartão de crédito, e solicitar que você forneça informações pessoais. Os criminosos podem usar essas informações para diversos tipos de fraude, como roubar o dinheiro de sua conta, abrir novas contas em seu nome ou obter documentos oficiais usando sua identidade.

    Fonte: http://www.microsoft.com/pt-br/security/resources/phishing-whatis.aspx


    Malware é um nome abreviado para “software malicioso” Malware é qualquer tipo de software indesejado, instalado sem o seu devido consentimento.Vírus , worms e cavalos de troia são exemplos de software mal-intencionado que com frequência são agrupados e chamados, coletivamente, de malware.Fonte: http://www.microsoft.com/pt-br/security/resources/malware-whatis.aspx


    Gabarito CESPE: Certo (?)


    Outras Questões CESPE relacionadas ao assunto: 
    Q281516 Ano: 2012 

    Banca: CESPE 

    Órgão: Câmara dos Deputados


    O termo phishing designa a técnica utilizada por um fraudador para obter dados pessoais de usuários desavisados ou inexperientes, ao empregar informações que parecem ser verdadeiras com o objetivo de enganar esses usuários.R:Certo
    Q70785 Ano: 2010 

    Banca: CESPE 

    Órgão: ANEEL

    Phishing é um tipo de ataque na Internet que tenta induzir, por meio de mensagens de e-mail ou sítios maliciosos, os usuários a informarem dados pessoais ou confidenciais.

    R: Certo


    Q219778 Ano: 2005 Banca: CESPE Órgão: ANS

    Ataques de um computador por cavalo-de-tróia consistem em exemplos de ataque de phishing, mencionado no texto, acarretando o tipo de roubo de informações ali descrito.

    R: Errado

  • Porque malware ? Phishing que eu saiba é um golpe , tentativa de fraude e não um software malicioso 

  • Malware = Malicious Software = Software Malicioso.

    Obrigatoriamente tem que ser um SOFTWARE!! Phishing não é e nunca foi um software, logo, não pode ser um Malware!!

    Resposta: Errado.

  • Questão comentada em http://youtu.be/asqIalxW9yQ?list=PL1HvnwYHZfPFA9ueW9Xhs_Qgwg4dIsTY9

  • Phishing: tipo de golpe por meio do qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros

    de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

    seja cuidadoso ao acessar a pagina de seu Webmail para nao ser vítima de phishing. Digite a URL diretamente no navegador e tenha cuidado ao clicar em links recebidos por meio de mensagens eletrônicas

  • Phishing nada mais é que: site falso, site idêntico do banco por ex. O golpista joga isca e pesca as info do user.

    Pharming -> envenenar o DNS
    GAB CERTO

  • Phishing é uma forma de ataque, e não um tipo de malware! 

    Cespe Cespe...

  • Cespe sendo Cespe. É claro que phishing não é malware. 

  • na verdade pessoal, o phishing (ESTELIONATO) é um tipo de SPAM. porém devemos atentar para o que a banca CESPE!, melhor dizendo... "jurisprudência da cespe", se pronuncia diante dessa questão! muito difícil estudar dessa forma mas um dia chegaremos lá.

  • Valeu Fernando!

  • Assertiva CORRETE, mas, no meu ver, deveria ser ERRADA. 


    Phishing é uma prática maliciosa que visa obter informações confidenciais de um usuário, seja empregando artimanhas ou malwares. 
  • phishing agora é malware??? affff ngm mereçe viu... só o cespe mesmo 

  • Prática maliciosa... ou engenharia social.

  • Em que planeta esse elaborador está? kkkkkk

    Phishing = malware?????Discordo, phishingo é uma técnica maliciosa, é uma ameaça.... Cespe é cespeo supremo deu asas a cobra rsrs

  • Segundo a professora Patrícia Quintão, Phishing não é malware e sim um tipo de golpe de internet. Porém o CESPE o considera com malware e por conta disso temos que gravar esse detalhe. 

     Phishing: um tipo de golpe de internet.

    Phishing para o CESPE: tipo de  malware.

  • Fiz essa prova, errei essa questão, e até hoje não me convenci que ela está certa. NUNCA  que Phishing é um tipo de malware. 

    Phishing é tipo de ataque, assim como a engenharia social, o ataque de negação de serviços, ataque de força bruta, etc

    Malware são os vírus, worms, trojan horse, etc... 

  • Fiz um rap tratando desse assunto.


    Veja o bendito trecho:


    ♪ ♫ ♩ ♫ ... 


    o PHARMING é um lobo em pele de cordeiro,


    se disfarça direitinho pro seu desespero;


    o PHISHING é um salafrário,


    que te faz cair no conto do vigário;


    mas não preocupe com isso, meu irmão,


    fique esperto, não digite a senha do seu cartão... ♪ ♫ ♩ ♫



    "é nóis, mano!"

  • Segunda questão que eu erro por saber a matéria da forma correta. Boa CESPE!!!


    Com certeza na prova, antes da primeira questão, devia ter uma orientação mais ou menos assim: "Para resolver as questões de informática a seguir, considere que o examinador, ao elaborar a prova, estava sob forte efeito de substâncias psicotrópicas"

  • Corretíssima

    O phishing é uma prática de indução virtual que seduz o usuário a liberar informações-chaves que necessitam confiança, como senhas de banco, de cartões, logins e ademais.

    #qgabaritos

  • Gente.... nao é malware... Essas coisas que desanima o concurseiro.. vc tem que adivinhar o que a banca acha certo e errado e nao saber o que realmente é certo e errado....
  • Cespe seu F.D.P desde de quando Phishing é um Malware???

  • Não concordo com o gabarito! Phishing não é um tipo de malware, pois um malware é um PROGRAMA malicioso, e o phishing  não é um programa, é um tipo de PROCEDIMENTO de golpe.

    Mais precisamente: phishing "é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social." ( http://cartilha.cert.br/golpes/ )

  • Errei pelo mesmo motivo. Pensei que Phishing não é malware. 

  • Cheguei a enviar essa para o meu professor um tempo atrás, e ele disse que é malware sim! acertei a questão.


  • É a primeira vez que vejo o Nishimura responder algo, aparentemente, errado.


    Malware é qualquer tipo de software indesejado, instalado sem o seu devido consentimento...


    Para ser chamado de malware o intruso tem que ter programação, e um pishing não é, por natureza, uma malware, mas sim um ataque mal intencionado genérico utilizando engenharia social. Ele pode ou não estar infectado com um malware.


    POLÍCIA FEDERAL!

  • @Allisson Rocha  

    Por favor, explique o porque dessa questão está certa.  

    Não vi nenhuma explicação que possa induzir a marca esse item como correto, apenas citaram o conceito de phishing......

  • O pior não é errar a questão. O pior é ter que ENGOLIR  certas gabaritos. 

    Pode isso produção?

    Vai chegar uma hora que a banca vai dizer que vírus é uma maçã, o gabarito vai está correto e ela não vai mudar de jeito algum.

  • aonde já se viu phishing sendo um malware?

  • que conversa é essa, tatiane?

  • Para ser malware tem que ser software, daí o nome malicious software; logo deveria estar errada.

    Phishing: é uma página ou mesmo um email falso que tentam induzir o usuário a informar seus dados pessoais e confidenciais como senhas.

    João Paulo Colet Orso

  • Nada a ver malware!! é apenas um ataque!

  • Agora fiquei na dúvida...! Parece haver muita divergência no que tange ser ou não Phishing um tipo de malware!

    Afinal, Phishing é ou não um malware?

  • Galera, não precisam se preocupar. A questão está errada. Caso caia uma dessa na prova é passível de anulação.

     

    A própria Microsoft define malware como "nome abreviado para “software malicioso” Malware é qualquer tipo de software indesejado, instalado sem o seu devido consentimento. Vírus, worms e cavalos de troia são exemplos de software mal-intencionado que com frequência são agrupados e chamados, coletivamente, de malware."

     

    https://www.microsoft.com/pt-br/security/resources/malware-whatis.aspx

     

    Logo, como phishing não é um software, não é um malware. Simples assim. A CESPE gosta é de ver o concurseiro pirar

     

    E para reforçar, a Cartilha de Segurança para Internet da CGI define phishing como "...o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuario, pela utilizacão combinada de meios tecnicos e engenharia social ". Não menciona nada de malware e está em outro capítulo que não o de Malware.

     

    Fica aí a absoluta certeza de que está ERRADA a questão.

  • prática maliciosa é o que a CESPE faz!!! onde já se viu phishing ser um tipo de malware?! é uma prática, um tipo de golpe. Voce pode "pescar" informarcoes de alguem apenas mandando um email se passando por outra pessoa/empresa. ISSO é phishing! sem nenhum software!

    a CESPE devia elaborar umas apostilas e vender para os concurseiros, com a sua doutrina CESPIANA e seus conceitos próprios. 

     

  • Phishing "pesca" os dados do usuário.

  • ACERTEI, MAS PERCEBI QUE SÓ ACERTEI PORQUE NÃO TINHA INTERNALIZADO O CONCEITO CORREAMENTE.

    Alguém sabe informar se em 2016 o cespe continua adotando esse conceito equivocado de phishing? 

    mande-me mesnsagem por favor. Agradeço e que a força esteja com vocês.

  • Pediram para compartilhar essa campanha!

    Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • Todos a favor de Fernando Nishimura como professor do QC"

  • Se malwere é um software malicioso, como phishing pode ser um malwere? Sendo que ele não é um software? 

    CESPE sendo CESPE =( 

  • Na moral, vir aqui, dizer que está certinha, no conforto do seu lar, tomando cafezinho com bolacha é fácil! Quero ver na hora da prova, tensão e SABENDO DO ASSUNTO!

     

    Phishing é técnica/forma de fraude eletrônica.

     

    Malware é um software destinado a causar danos.

     

    CESPE mais uma vez cespiando, assim como fez na prova do INSS na Questão do Pedro! Sim, com letras maíusculas porque já tornou um dos mais notórios casos de cagadas dessa banca. Cagada porque erra, sabe que erra, comenta na cara de pau da justificativa do gabarito, tripudia colocando nessa justificativa que sabe estar errada e mesmo assim não muda o gabarito ou ao menos o anula.

     

    Enfim, como já dizia algum comentarista de esporte: para ser campeão não basta ser bom, tem que ter sorte!

     

  • Tipo de malware? O que é isso, Cespe, fumou maconha estragada?

    PHISHING é um golpe, um ataque. NÃO É UM TIPO DE MALWARE! ;P

  • Se trocasse Malware por Golpe, estaria correta :)

  • Foi baseado nesse golpe que foi criado A Lei Carolina Dieckmann 12.737/2012?

  • Todos já receberam um desses por e-mail, provavelmente,. Phishing, vc é fisgado! Quando mandam aquela mensagem se passando pelo seu banco e pedindo pra vc senhas.

  • Phishing não é uma técnica de gente criminosa?

    Não entendi, ajudem-me.

  • Paulo, justamente. Trata-se de uma técnica. Cabe recurso.

  • Essa questão deu muito problema na época, Malware é software! Phishing é um GOLPE aplicado. 

  • Bom, essa questão poderá (e será) usada como arma contra a banca para questões futuras. Caso a CESPE disser em outra prova que phishing não é malware, podemos entrar com recurso e usar essa questão como base de prova.

  • Não é atoa q a CESPE mudou de nome, tanto processo nas costas por questões mal elaboradas como esta.

    Phising nunca será MALWARE, pinshing é um golpe e qualquer pessoa pode fazer independete do uso de softwares maliciosos.

     

    Seu chefe lhe envia um email afirmando q precisa urgentemente dos seus dados e vc envia, porém descobre q n era seu chefe, bem, estamos DIANTE DE UM PISHING ou pesca de informações e não foi usado nenhum SOFWARE MAL INTENCIOANDO e sim uma MENTE MAL INTENCIONADA, exceto se a banca considera MENTE MAL INTENCIONDA COMO MALWARE.

     

    Inclusive, pishing é uma TÉCNICA usada para espalhar Malware, logo pishing(golpe,fraude) é uma coisa e malware(software mal intencionado) outra!

  • Esta errada; (  "Phishing"  (vendo o lado técnico)   /     Pharming      (SERIA PARA ESSA DEFINIÇÃO)

    Nossa!!!, acho que o examinador confundio com: Pharming é um novo nome para um tipo de ataque conhecido há anos, que consiste basicamente em modificar a relação que existe entre o nome de um site na Internet e seu respectivo servidor Web.(conhecido popularmente como "envenenamento de cache"  este é um malwere.

     

    A BANCA ESTA ERRRA CABE ANULAÇÃO Phishing é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário

    Definição:Phishing --->é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir fotos, músicas e outros dados pessoais ao se fazer passar por uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial.​ (uma forma de tentar pescar seus dados ou informações) popularmente conhecida como "pesca de dados" 

     

  • Gaba: CERTO

     

    Dica: quando a CESPE diz que é verdade isso realmente é verdade até vc passar! depois vc briga, reclama, chora, fala mal... mas enquanto vc não passar o que ELA falar é LEI! 

  • Conforme observado por colegas:

    1. Malware é um programa malicioso. Alguns tipos: vírus, worm, trojan, backdoor, bot, spyware e rootkit.

    2. Phishing é uma técnica ou golpe da Internet que se usa de técnicas e engenharia social para colher dados sensíveis de usuários.

     

    Portanto, cabe anulação da questão. E justificar o gabarito da banca é falta de estudo (no melhor das hipóteses).

  • malware sao arquivos, geralmente .exe

    phishing não é arquivo.....é uma teccnica, que fica dentro do malware spyware

  • Phishing não é malware. É uma técnica usada por cibercriminosos para enganar à vitima. 

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA:  O item está correto e de acordo com bibliografia da área. A exemplo de http://www.microsoft.com/pt-br/security/resources/phishing-whatis.aspx, “phishing é um tipo de roubo de identidade on-line. Ele usa e-mail e sites fraudulentos que são projetados para roubar seus dados ou informações pessoais, como número de cartão de crédito, senhas, dados de conta ou outras informações. Os golpistas podem enviar milhões de mensagens de e-mail fraudulentas com links para sites fraudulentos que parecem vir de sites confiáveis, como seu banco ou administradora de cartão de crédito, e solicitar que você forneça informações pessoais. Os criminosos podem usar essas informações para diversos tipos de fraude, como roubar o dinheiro de sua conta, abrir novas contas em seu nome ou obter documentos oficiais usando sua identidade."

  • Que justificativa mais desjustificada. Isso todo mundo já sabe. Tô procurando a parte que afirma que phishing é um malware.

     

    kkkkkkkk morro de rir com justificativas da cespe

  • Errado...!
    Phishing se enquadra em um tipo de engenharia social e não um malware.

    vide vídeo com resposta do prof.  Frank Matos

    -----------

    (A galera parece querer ajudar a justificar o gabarito da banca forçando como certo a resposta errada ! ...)

  • Phishing NUNCA SERÁ UM MALWARE!

    Uma forma básica de entendê-lo como tal é fazendo diferenciação com o spyware (que é um malware).

    DIFERENÇA SPYWARE E PHISHING: Cuidado, para ser spyware tem que ser software (programa), um phishing não é um software, logo não é malware. Phishing é espião, mas não é um programa. 

     

    Gabarito ERRADÍSSIMO!

  • Esse tipo de questão tira quem estudou e coloca quem comprou o gabarito

  • A mensagem de e-mail é uma das formas mais comuns para o envio de phishing. Phishing é 'pescaria', e o hacker envia uma isca para o usuário, que pode ser 'fisgado'. Se passando por uma entidade confiável (bancos, Receita Federal, etc) o usuário mal intencionado envia uma mensagem pedindo login, senha, tabela de senhas, token, etc.

    CERTO

  • Phishing não é malware. Cabe recurso.

  • Acertei a questão a algum tempo atrás, porém estudando mais não há como negar, QUESTÃO ERRADA! 

    Phishing é uma técnica para pescar dados sigilosos, Phishing propriamente dito não infecta dispositivo,ao passo que, malware possui códigos maliciosos para as mais diversas finalidades.

  • Para quem está estudando há pouco tempo ou então para quem ainda não entendeu como funcionam a coisas...

    Não importa o que você pensa, o que você acha (ainda que uma corrente majoritária se posicione da mesma forma), se a banca deu a questão como sendo correta, apenas aceite e entenda aquile gabarito como o posicionamento da mesma... depois que estiver em posse do seu cargo, você teima, briga, discute...

  • "Vírus de computador, worms, cavalos de Troia e spywares são considerados malware"

    https://seguranca.uol.com.br/antivirus/dicas/curiosidades/o-que-e-malware-adware-cavalo-troia-spyware.html#rmcl

    não sei como tem tanto mimimi, povo dizendo que spyware n é malware... aceitem que dói menos...

  • Rafael Rabelo. o problema não só aceitar que a banca está correta como você menciona no seu comentário.
    É preciso analisar o ano de criação da questão, se teve outras questões recentes confirmando o resultado anterior ou se divergem.

    Se é uma constante ou uma questão isolada. etc

    WESLEY LINS a questão nem menciona Spyware. De onde tirou isso?

    A propósito a questão está ERRADA!

  • Phishing é um tipo de malware: Cespe vc tem que se decicidir o que vc quer , em uma questao é tecnica em outra questao é um malwere ... Vamos la examinador se resolva ai .

    essa questao esta errada apenas pelo fato de dizer que Phishing é um tipo de malware..... Phishing é uma tecnica 

  • Ano: 2010

    Banca: CESPE

    Órgão: ANEEL

    Prova: Todos os Cargos  

    Phishing é um tipo de ataque na Internet que tenta induzir, por meio de mensagens de e-mail ou sítios maliciosos, os usuários a informarem dados pessoais ou confidenciais.

     

    Phishing é um tipo de ataque através de páginas de internet e/ou e-mails falsos com o objetivo de capturar dados.

    É UM ATAQUE, não é malware!!!!!!

    Inadmissível isso. Essa CESPE tá além do bem e do mal, ela faz o que quer e isso prejudica quem estuda bastante!!!!!!!!

  • GAB: CERTO 

    PHISHING SCAM - São mensagem maliciosa que induz o usuario a clicar sobre hiperlinks maliciosos que o direciona a sites falsos. Sua intenção é roubar dados do usuário pela forma de enganar a pessoa atraves até mesmo de um e-mail.

  • Cespe – TCU – 2015  

     
    O phishing é um procedimento que possibilita a obtenção de dados sigilosos de usuários da Internet, em geral, por meio de falsas mensagens de email. C

  • PHISHING: consiste em criar páginas falsas, muito semelhantes às páginas verdadeiras de bancos, operadoras de cartões de crédito e afins, e através de mensagens tentam induzir o usuário a ir até à página falsa e lá digitar os dados financeiros e bancários que serão armazenados e posteriormente utilizados nos sites verdadeiros para desvios e roubos.


    UTILIZA-SE da ENGENHARIA SOCIAL.


    tenta pescar algum desavisado.


  • PHISHING (GENERO)

    -ESPÉCIES:

    PHARMING - DSN É INTERROMPIDO SENDO DIRECIONADO A UM ENDEREÇO FALSO.

    SPEAR PHISHING - REMETENTE É ALGUEM CONHECIDO,AMIGO, DA EMPRESA COM O QUAL A RELACIONAMENTO (CASO DA QUESTÃO)

  • Se você acertou essa questão, significa que você precisa revisar o conteúdo!

  • Se eu tivesse feito essa prova, eu teria, após ver esse gabarito oficial, contratado um advogado e entrado judicialmente contra a banca. É algo extremo, mas isso aí é sacanagem, dá até a impressão de que foi algo armado.

  • É UM ATAQUE E NÃO UM MALWARE

  • Certo

    O que é phishing?

    Na prática, os criminosos enviam emails com conteúdo falso, mas pronto para atrair cliques de usuários desavisados. Geralmente, a intenção do autor do ataque é conseguir dados como senhas de cartões de crédito, acesso a contas bancárias e outras informações.

  • PHISHING É UM PROCEDIMENTO E NAO UM MALWARE!!!!!!!

  • Cada coisa que eu vejo, não é malware não, é um "bomware" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 

  • GABARITO CERTO

     

    Phishing (em inglês corresponde a “pescaria”), é um tipo de ATAQUE que tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas. Com isso, os criminosos podem conseguir nomes de usuários e senhas de um site qualquer, como também são capazes obter dados de contas bancárias e cartões de crédito.

     

     

    bons estudos

  • Phishing é uma técnica e não um malware.

  • CESPE fuleragem...
     

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Analista - Direito


    Julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos de segurança da informação. 

    Phishing é a TÉCNICA de criar páginas falsas, idênticas às oficiais, para capturar informações de usuários dessas páginas. (CERTO)

  • Tipo de malware?????

    Aham, tá bom...

  • J C, irmão, estudar Cespe é diferente de estudar a realidade rsrs Fica a dica...

  • Banca Equivocou-se


    Para ser um MALWARE é necessario que o arquivo malicioso seja um SOFTWARE.

    O PHISHING e o PHARMING sao TECNICAS ultilizadas por usuarios mal intencionados que tentam roubar as informações confidenciais de terceiros.


    Cespe e suas doutrinas.



  • É! Não tem jeito vou ter que desaprender para acertar a questão. Então é isso: ataque de engenharia social agora é um Malwar (praga virtual).

  • Phishing lembrando sempre de pescaria , tenta te pescar sempre induzindo com sites ou coisas que tem visitado ou conhecimento com certa frequência.
  • Certo

    A mensagem de e-mail é uma das formas mais comuns para o envio de phishing. Phishing é 'pescaria', e o hacker envia uma isca para o usuário, que pode ser 'fisgado'. Se passando por uma entidade confiável (bancos, Receita Federal, etc) o usuário mal intencionado envia uma mensagem pedindo login, senha, tabela de senhas, token, etc.

  • Bom, não adianta brigar com a CESPE, a prova da PRF tá aí, então vou levar esse entendimento da CESPE que o Phishing é um tipo de malware, então se cair na prova vou marcar como certo, e se considerar errado, mando recurso com essa própria questão que ela mesmo elaborou. Aprendam uma coisa galerinha, precisamos passar na P h a da prova, então se precisarmos seguir a doutrina da banca, que seja...

  • Certa.

    Embora o examinador tenha classificado o phishing como um malware, não é isso que invalida a questão. A banca CESPE é perita em usar terminologias de forma genérica, como é o caso aqui. Ela usou o termo malware não como código executável malicioso, mas sim como “ameaças digitais”, o que já foi usado diversas vezes por ela. O restante da questão também está correto, pois essas são as características comuns tanto de phishing como de pharming, portanto, aqui pode ser usado qualquer um dos dois, pois tais aspectos se aplicam a ambos. 

     

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

  • PHISHING: é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

  • MALWARE ?

  • Phishing NÃO é um malware.

  • Phishing nunca foi e jamais será malware.

    Se aparecer em prova novamente, deixe em branco.

  • MALWARE? No caso, esse tipo de questão deve ser anulado k

  • Cespe é terrível. Odeio!!
  • GABARITO: CERTO

    Não vejo erro na questão como leio em alguns comentários.

    Vejam, phishing é uma estratégia muito usada na PROPAGAÇÃO de malwares, com esse conceito você já consegue "matar" a questão.

    Ainda, "Malware" é um termo geral utilizado para se referir a uma variedade de formas de software hostil ou intruso.

    Não estão concordando? Então PENSEM COMO A BANCA, caso essa disse que é um "Malware", então levem isso para prova, não subestimem, é melhor do que perder um ponto por bobeira à toa.

    Abraços!

    "Dez mil homens de Harvard querem a vitória hoje"

  • Phishing= pescaria

    Gabarito, certo.

    TJAM2019

  • Phishing = Ataque.

    Não é um tipo de malware !

  • Phishing é um ATAQUE perpetrado através da Engenharia social. O atacante ilude a vítima para obter dados e assim realizar operações fraudulentas.

    O examinador deu uma vacilada master, PHISHING não é MALWARE.

  • Cespe deveria ter anulado esta questão,phisin: ataque de forma ampla, pode ser considerado praga maliciosa, mas não malware, oq a cespe fez nesta questão foi uma falta de respeito com quem realmente estudou.

  • Engole o choro e aceita, pro cespe PISHING É MALWARE! Segue o baile. (errei essa também)

  • PHISHING é malware ? Ta certo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Então pessoas= malware, pois até onde eu sei isso se trata de engenharia social. mas blz

    sigamos.

  • Isso aí tinha que ter sido anulado, pode acabar com a prova de muita gente um absurdo desse.

  • Vá direto para o comentário do weslley paulo.

  • Como CESPE/CEBRASPE elabora mal prova de Informática, várias questões com erros.

  • GABARITO: CERTO

    Phishing é o "famoso'' estelionatário!

    Aquele que induz o usuário(a) a revelar informações importantes.

    Não desista! Um dia de cada vez!

  • Gabarito: Certo

    Comentário: A banca considerou a questão correta, porém phishing é um tipo de ATAQUE e não um malware.

    O phishing normalmente é utilizado para adquirir informações do usuário, mas não somente isso. A ideia é se utilizar de alguma isca para chamar a atenção do usuário para que este acabe fornecendo informações ou coloque algum malware em seu dispositivo através de um link ou download de arquivo.

  • CERTO

    malware = programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações

    Pishing= Tenta alcança-lo de forma maliciosa para adquirir informações restritas

  • Que eu saiba o phising é um ataque e não um malware, essa questão deveria ser anulada

  • Sabendo agora que Phishing é um malware.

  • Phishing é um Malware? meu amigo... como disse o brother ai em cima, eu errei a questao por saber a matéria...

  • Phishing é um tipo de malware????

    Me ajuda ai cara, chega a doer ler uma coisa dessas.

  • Acredito fielmente que o gabarito deveria ser ERRADO, pois, levando em consideração a maneira que a frase foi escrita da a entender que phising rouba dados sensíveis do usuário APENAS através de e-mails, porém o conceito de phising diz claramente que o ataque pode ocorrer através de sites e também e-mails.

  • Phishing não é malware. É um tipo de ataque. Complicada essa banca...

  • Só aceita brother, se quiser passar, só aceita. Anota essa porcaria e se cair na tua prova dá com os dox pé!!

  • "Quem errou, acertou. Quem acertou, errou!"

    Gab.: ERRADO

    O Phishing Scam é uma fraude em que o golpista tenta enganar um usuário para obtenção de dados pessoais e financeiros que permitam a aplicação de um golpe, combinando técnicas computacionais e de engenharia social. Um exemplo de phishing é um e-mail que possa induzir o usuário a clicar em um link falso levando-o para uma página clonada ou para um arquivo malicioso. O Phishing ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas que:

    - Tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular; ou que procuram atrair a atenção do usuário, seja por curiosidade, por caridade ou pela possibilidade de obter alguma vantagem financeira;

    - Informam que a não execução dos procedimentos descritos pode acarretar sérias consequências, como a inscrição em serviços de proteção de crédito e o cancelamento de um cadastro, de uma conta bancária ou de um cartão de crédito;

    - Tentam induzir o usuário a fornecer dados pessoais e financeiros, por meio do acesso a páginas falsas, que tentam se passar pela página oficial da instituição; da instalação de malwares; e do preenchimento de formulários contidos na mensagem ou em páginas Web.

    FONTE: PDF Estratégia Concurso, Diego Carvalho, Renato da Costa.

  • Phishing não é um Malware, mas um Ataque na Internet. Essa banca é complicada!

  • Phishing é o crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Como em uma verdadeira pescaria, há mais de uma maneira fisgar uma vítima, mas uma tática de phishing mais comum é através de mensagem de e-mail.

  • O Phishing é um tipo de fraude realizada com o objetivo de obter os dados pessoais e financeiros de um usuário, por meio da utilização de engenharia social e meios técnicos.

    "PhIshing" ---> ataca pelo "Imail" email.

            !=

    Pharming ---> ataca burlando o DNS (Domain Name System)

    Eu gosto de lembrar como se fosse Phishing -> Fishing (em inglês: pescando) O pescador joga a isca e o peixe morde a isca

    Fonte: Meu resumo de comentários do qc.

    Até logo!

  • Phishing não é malware --"

  • phishing (pronuncia-se "fishing") é um tipo de roubo de identidade online.

  • Phishing não era um tipo de ataque?

  • Phishing não é um programa malicioso (malware), é um tipo de ataque. Desse jeito fica difícil.

  • Phishing não é malware --" cada comentario que olhamos aque kkkkkk

  • Minha contribuição.

    Phishing ~> É uma fraude em que o golpista tenta enganar um usuário, para a obtenção de dados pessoais e financeiros que permitam a aplicação de um golpe, combinando técnicas computacionais e de engenharia social.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Muito bom o RAP kkkk

  • Questão equivocada. Mesmo assim é cada comentário.

  • Ué ????? não seria uma técnica utilizada para ataque ?

  • CESPE considera malware como um termo genérico para ataques.

    ai ai essa Cespe

  • Phishing é um tipo de ataque externo e não um malware, salve-se quem puder da Cespe.

  • hora que eu li a palavra "soliticita", matei a questao!

  • A titulo de conhecimento, phishing não é um malware e sim uma técnica de persuasão denominada de engenharia social, ou comumente falando: migué, caô; a fim de obter informações do usuário de forma ilegal.

  • A titulo de conhecimento, phishing não é um malware e sim uma técnica de persuasão denominada de engenharia social, ou comumente falando: migué, caô; a fim de obter informações do usuário de forma ilegal.

  • Desde quando phishing é malware?

  • Alguém ai ja viu um Phishing.exe ? kkkkk

  • Eu viro um mico de circo se alguém me mostrar uma fonte mais ou menos confiável que afirma que phishing é um malware.

  • phishing é malware? Segundo a banca eu errei, mas pra mim acertei.

  • Eu parei de ler a questão e marquei errado na hora que li "É um malware".

    Será se estou tão errado assim

  • Segundo a cartilha do Cert: Phishingphishing-scam ou phishing/scam, é o tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

    Questão ignorada com sucesso.

  • Não são malwares e são ações que podem ser provenientes de malwares:

    Phishing, Pharming, Spam.

    Pode conter malware:

    Engenharia social, Brute force, Spoofing, Sniffing, SQL Injection.

    ....

    Essa questão parece que ERRADA mas é a cespe.

  • acho que o Toxicológico só existe para quem faz o concurso, os examinadores não precisam fazer esse exame....

  • Cadê os súditos do Nishimura agora??? Ele acompanhou o erro do cespe.

  • Lembrando que essa técnica é incluída dentre as formas de ataque de rede:

    Falsificação de e-mail (E-mail spoofing) - Técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail falso, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra. 

  • Questão passível de recurso, pois o PHISHING é um GOLPE o qual o golpista usa para pescar informações do usuário. Enfim, CESPE sendo CESPE. Oremos!

  • No Phishing o usuário é ludibriado por um email falsa ou site falso, e coloca suas informações por ex. no site do internet banking falso, onde esse usuário é roubado, em relação aos seus dados.

    Spam é uma mensagem não solicitada com conteúdo alarmantes ou de doações no seu email por ex.

  • Certo

    Phishing envolve fazer com que um usuário insira informações pessoais por meio de "um site/email... falso"(Forma Genérica...).

    Já o pharming envolve a modificação de entradas de DNS, o que faz com que os usuários sejam direcionados para o site errado quando visitam um determinado endereço da Web.

  • Phishin é um tipo de malware usado em ataques. Ele não é um ataque, ele é usado em ataques. A cespe pode considerar tanto como malware como também como ataque.

    não confundir com pharming -> altera o DNS (tradutor do endereço de email no número do site q vc quer visitar): Com a alteração, ao querer entrar em um site de bambo ou no facebook por exemplo, o navegador é redirecionado a um site fraudulento.

  • Phishing é Malware desde quando?

  • Essa banca cria suas próprias definições. Deveriam vender material para estudo.

    Seria interessante também que fosse criado uma espécie de portal com as súmulas do cespe. Como acontece nos tribunais.

  • Se você errou a questão, parabéns! Você está no caminho certo.
  • PARA MIM Phishing É UMA ENGENHARIA SOCIAL E NÃO UM MALWARE,CESPE FAZENDO CESPICE.

  • Saibam jogar o jogo da CESPE, amigos.

  • PHISHING

    Técnica maliciosa usada para roubar seus dados ou informações pessoais

    Os golpistas enviam e-mail fraudulentos com links para sites fraudulentos que se passam por confiáveis, como seu banco, e solicitar que você forneça informações pessoais.

    TRIBUNAL DO CESPE!!

    Em uma questão o CESPE/CEBRASPE considerou a TÉCNICA phishing como malware.

  • Phishing é uma engenharia social, não um malware!
  • Phishing

    Os phishing tem como função “pescar dados ou informações pessoais dos usuários por meio de mensagens de email ou sites falsos.

    Obs: O antivírus não detecta phishing.

  • Essa questão deveria ser anulada! Foi ou não?
  • Ué, o "ware" deriva de "software". Tem como fazer o Phishing sem usar um. Quer ver? Clique nesse site: https://imgur.com/gallery/0iBZMTF

    Por favor, pessoa que não entende ironia, eu estou sendo irônico e demonstrando, na prática, o Phishing. Usei software? Não.

  • PHISHING é um ataque. Vai entender essa banca

  • ''Phishing é um tipo de malware'' desde quando????

  • Phishing é um tipo de golpe. A banca CESPE gosta de utilizar malware como um termo genérico para ameaças, ataques e golpes. Nessa questão o termo está sendo usado genericamente e não pode ser interpretado ao pé da letra.

    Aula do professor Maurício Franceschini

  • Ignorando o fato do citado ataque não ser exatamente um "malware" (os professores já explicaram que o CESPE usa esse termo de forma genérica), só faltou o link de redirecionamento para caracterizar o phishing né....

  • Pescar informações

    O fraudador se passa confiável....

  • É O QUE CESPE?

  • Phishing é um ataque, mas tudo bem CESPE...

  • Acertei mas fiquei com receio de duas palavras por meio de mensagem de email e malware mas descreveu phisshing

    Gabarito CORRETO

  • Complicado. Phishing é a tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais. Para o CESPE é malware. Temos que aceitar. Só vai mudar o pensamento da banca com ações judiciais que não vale a pena.

  • quando penso em acertar uma questão dá CESPE ela vem e fala "HOJE NÃO" KKKK VAI ENTENDER

  • Muito me admira um professor dizendo que essa afirmação esta correta, sendo que phising é um tipo de fraude, meios para obter informação de forma fraudulenta, não tem nada a ver com malware.

  • Phishing = Estelionato da vida virtual

  • Phishing é ATAQUE não malware!

    Vai entender a CESPE...

  • A CESPE tem momentos que chega ser rídicula. Na moral. Só infartando mesmo... pqp. A própria se contradiz. FDPUT4

  • OXE!!!!!!

  • Cada dia mais difícil lidar com essa banca...

  • Só não considerei como E-mail Spoofing porque o enunciado não citou nada sobre "alteração de cabeçalho", pois são beeem parecidos. Não dá pra atentar somente para o bizu do estelionato porque na prática penal, Spoofing e Phishing são formas de estelionato (art. 171 do CP) e concomitantemente ocorre também o crime de violação de dispositivo informático (art. 154-A do CP). Entretanto, pelo princípio da consunção o cracker será processado pelo estelionato.

  • Seu cooll, cespe!

  • PHISHING NÃO É VIRUS!

  • PHISHING NÃO É VIRUSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!! E VIRUS E MALWARE SÃO DIFERENTES!!!!!!!!!!!!!!

  • Marquei certo kkkkkk sem querer e acertei

    era para marcar errado. pois isso não e malware affs e sim ataque

  • arrrrrr se fuder

  • Quem sabe a matéria errou.

  • Não adianta entender do assunto, tem que entender a banca tbm.

    Em várias questões, sejam de informática, direito, português e outras mais, a banca tem seu próprio entendimento sobre determinado conceito. Aí vc só descobre fazendo questões da BANCA.

  • Phishing, técnica pela qual é possível capturar senhas de usuários, pode utilizar mecanismos de engenharia social para tentar enganar as vítimas. Gabarito: CORRETO. CESPE 2016.

  • Essa questão se você errou, então você acertou.

  • Ataque Phishing(Pesca bestas): a URL é diferente. Acessado através de link, SPAM, ou seja, o termo phishing designa a técnica utilizada por um fraudador para obter dados pessoais de usuários desavisados ou inexperientes, ao empregar informações que parecem ser verdadeiras com o objetivo de enganar esses usuários.**

  • Na verdade, o phishing é um tipo de ataque/ golpe fraudulento e não um malware em si...

  • COMO ASSIM GENTE? PHISHING É UMA TÈCNICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!

  • Para mim é ataque...

  • Questão passível de recurso. Phishing NÃO é MALWARE

  • Não adianta discutir com a banca, pessoal! Se a banca considera Phishing um malware, apenas anotem no resumo de vcs, e sigam em frente. Garanto que serão menos frustrados.

  • pessoal cuidado

    se fosse um se passando por um profissional ao invés de entidade, seria engenharia social

  • Phishing = a pescaria, pescando

    Existe essa tecnologia(maliciosa) em uma rede wi-fi de shopping por exemplo. 

    Essa ação fraudulenta é caracterizada por tentativas de adquirir ilicitamente dados pessoais de outra pessoa, sejam senhas, dados financeiros, dados bancários, números de cartões de crédito ou simplesmente dados pessoais.

    Acho que em 2014 isso não estava bem conceituado, nos dias de hoje caberia um recurso.

  • CESPE fazendo CESPISSE!

    A gente estuda a vida toda e aprende corretamente as definições, aí vem a CESPE e diz: Quer passar? - Então dance conforme a música!! Rindo de nervoso!!!

    Phishing, phishing-scam ou phishing/scam, é o TIPO DE FRAUDE por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social. (https://cartilha.cert.br/golpes/#footnote002) - NIC.BR

  • SE APARECE ISSO NA MINHA PROVA, É MODO VILLAR ATIVADO.

  • CERTO / porém ERRADO

    PHISHING

    • é um tipo de fraude/golpe
    • Não é vírus nem malware

    "pescar" senhas e dados - tentam induzir o usuário a fornecer dados pessoais e financeiros, utilizando e-mails que simulam ser uma instituição ou empresa confiável. (Bancos, Empresas de e-commerce,etc)

    (2016/TCE-PA/TI) Phishing é um tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de outro usuário da Internet utilizando, por exemplo, páginas falsas de comércio eletrônico e redes sociais, bem como mensagens eletrônicas que contenham formulários de solicitações falsas de recadastramento. CERTO

  • PHISHING não é malware! Entretanto,a banca CESPE faz o que quer.

  • Quando vejo os comentários sem embasamento e só por achismo, mesmo a questão estando errada, percebo que a concorrência na PF 2021 deve ser no máximo com umas 2000 pessoas, senão menos.Restante? Só turista.

    #pas

  • PHISHING( PESCARIA): Não são malwares, ele é uma ação que pode ser provenientes de algum malware

  • phishing é um procedimento, uma espécie de engenharia social e não um malware. Questão arbitrária!!!

  • justificativa dos DEUSES da CESPE

    O item está correto e de acordo com bibliografia da área. A exemplo de http://www.microsoft.com/pt-br/security/resources/phishing-whatis.aspx, “phishing é um tipo de roubo de identidade on-line. Ele usa e-mail e sites fraudulentos que são projetados para roubar seus dados ou informações pessoais, como número de cartão de crédito, senhas, dados de conta ou outras informações. Os golpistas podem enviar milhões de mensagens de e-mail fraudulentas com links para sites fraudulentos que parecem vir de sites confiáveis, como seu banco ou administradora de cartão de crédito, e solicitar que você forneça informações pessoais. Os criminosos podem usar essas informações para diversos tipos de fraude, como roubar o dinheiro de sua conta, abrir novas contas em seu nome ou obter documentos oficiais usando sua identidade."

  • gab C

    para a banca cebraspe, todos os tipos de maware são vírus,

    e phishing é um malware

    e em portugues: elipse e zeugma são sinonimossss kk.

  • Tá errado? Não tá... Mas tá certo? Não tá também...

  • Phishing malware??? oi?

  • Já to quase montando um caderno com "COISAS QUE SÓ A CESPE ACREDITA"...

    Pishing é malware, ta sertu!

    "Leonidas, você tem que parar de arrumar essas confusão véi"

  • Tem coisa que não dá pra explicar, só replica até dar certo, por isso ninguém fecha cespe!

    @cafejuridicobr

  • Desde quando phishing é um malware? estudei à toa? tá de sac@nagem

  • Phishing é uma técnica de engenharia social usada para enganar usuários e obter informações confidenciais como nome de usuário, senha e detalhes do cartão de crédito. Para cometer as fraudes eletrônicas, os criminosos utilizam mensagens aparentemente reais.

    segue alguns tipos de PHISHING!!!

    -Blind Phishing - disparo de e-mails em massa

    -Smishing - SMS para celulares

    -Scam - tenta-se conseguir informações de vítimas por meio de links ou arquivos contaminados.( telefone, e-mail, mensagem de texto ou pelas redes sociais)

    -Clone Phishing - clona um site original

    -Spear Phishing - direcionadoa uma pessoa ou grupo de vítimas em específico \ banco de dados especifico

    -Whaling - mira empresários e executivos de cargos estratégicos para conseguir dados confidenciais

    -Vishing - mecanismos de voz para aplicar golpes na internet. Em geral, a chamada de voz cria uma sensação de urgência para que o usuário tome medidas e forneça informações rapidamente. 

    -Pharming - Por meio do pharming, o tráfego de um site legítimo é manipulado para direcionar usuários para sites falsos e que podem instalar softwares maliciosos nos computadores dos visitantes. Além disso, ele é capaz de coletar dados pessoais, tais como senhas ou informações financeiras. Esse tipo de ataque é traiçoeiro porque, uma vez que um servidor de DNS é comprometido, mesmo os usuários com dispositivos protegidos e livres de malwares podem se tornar vítimas.

    WORMs: Mais perigoso que um vírus comum, o software malicioso se instala no computador e se multiplica sozinho. O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. ... Os worms infectam computadores por meio de brechas já existentes no sistema.(techtudo)

  • O mais impressionante é ver o professor defendendo esse gabarito. Há coisas , que realmente , só o CESPE/CEBRASPE acredita e só resta aceitar e ir pra cima.

  • Phishing utiliza-se de meios técnicos somado a engenharia social. Portanto, como que um golpe é um malware?

  • O  phishing é famoso 171 ---> estelionatário

  • Phishing é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.

    Correto, são as famosas correspondência falsas de banco.

    A saga continua...

    Deus!

  • Acertei, porém a CESPE possui conceitos proprios.

    Em regra Phishing é um ataque

  • Não basta só estudar, tem que dar sorte da banca ser coerente com o que você estuda...Desde quando Phishing é um malware??? Agora um hacker é um vírus?

  • ACERTOU QUEM ERROU!

  • para o Cespe, qlqr coisa pode ser qlqr coisa.

  • CESPE JÁ DISSE ATÉ QUE FIREWALL É UM ANTI-VIRUS, IMAGINA NAO DIZER QUE O PHISHING NÃO É UM MALWARE.

  • phishing é um verbo, rs.

    Cespe sendo cespe.

  • phishing não é malware, phishing é uma técnica de engenharia social ou procedimento de captura de informações sigilosas...

  • O Phishing Scam é uma fraude em que o golpista tenta enganar um usuário para obtenção de dados pessoais e financeiros que permitam a aplicação de um golpe, combinando técnicas computacionais e de engenharia social. Um exemplo de phishing é um e-mail que possa induzir o usuário a clicar em um link falso levando-o para uma página clonada ou para um arquivo malicioso. 

    O Phishing ocorre por meio do envio de mensagens eletrônicas que: 

    -Tentam se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida, como um banco, uma empresa ou um site popular; ou que procuram atrair a atenção do usuário, seja por curiosidade, por caridade ou pela possibilidade de obter alguma vantagem financeira; 

    -Informam que a não execução dos procedimentos descritos pode acarretar sérias consequências, como a inscrição em serviços de proteção de crédito e o cancelamento de um cadastro, de uma conta bancária ou de um cartão de crédito; 

    -Tentam induzir o usuário a fornecer dados pessoais e financeiros, por meio do acesso a páginas falsas, que tentam se passar pela página oficial da instituição; da instalação de malwares; e do preenchimento de formulários contidos na mensagem ou em páginas Web.

    Para atrair a atenção do usuário, as mensagens apresentam diferentes tópicos e temas, normalmente explorando campanhas de publicidade, serviços, a imagem de pessoas e assuntos em destaque no momento. 

  • Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRT - 8ª Região (PA e AP)

    Boatos (hoaxes), correntes (chain letters), propagandas, golpes (scam) e estelionato (phishing) são tipos de programas maliciosos; vírus, worms e cavalos de Troia (trojans) são modalidades de spam.

    gab: ERRADO

  • Sabemos que Phishing é uma técnica e não um malware. Todavia, resolvendo muitas questões da cespe, perceberemos que a banca utiliza-se, em determinados momentos, do termo malware de maneira genérica. Portanto, cabe a nós identificarmos esses momentos. Infelizmente quem manda é a BANCA!

    Prova do que estou falando: q318251

  • Gaba: "CERTO"

    Comentários: Assertiva doutrinária da CESPE!

    Cuidado! A cespe usa muito a cartilha da cert.br para elaborar as questões, PORÉM essa assertiva é um entendimento exclusivo da cespe.

    Segundo a cartilha Cert.br os Malwares são:

    • Vírus
    • Worm
    • bot e botnet
    • spayware
    • backdoor
    • cavalor de troia
    • rootkit

    Já o Phishing é um tipo de fraude por meio da qual um golpista tenta obter dados pessoais

    e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

    Ou seja, dona cespe classificou de forma equivocada phishing como malware! conselho: aceita que doí menos!

    Portanto, para CESPE phishing é um malware.

    Fonte: cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf

  • phishing é um golpe/malware

    cespe

  • nunca foi e nunca será um malware. contínuo a errar.
  • Gabarito: certo

    (CESPE-2015-FUB)O phishing é um procedimento que possibilita a obtenção de dados sigilosos de usuários da Internet, em geral, por meio de falsas mensagens de email.(CERTO)

  • JA FIZ 3 VEZES A QUESTAO AINDA ERRANDO, COMO ASSIM MALWARES CESPEE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Cespe inventando as coisas. Phishing não é malware, mas segundo a soberania do Cespe, sim.
  • GAB: C

    ➡️Phishing=Ataque em usuários aleatórios;

    ➡️Spear Phishing=Ataque com alvo específico (Spear = lança);

    ➡️Clone Phishing=Clona um e-mail legítimo e apenas substitui os links ou anexos por conteúdo malicioso.

  • Phishing é um tipo de malware???

    Quando?

    Onde?

    Como?

    Porquê?

  • Onde que phising é um tipo de malware ? Ava, Cespe

  • daria para ser confundido com a engenharia social .-.
  • Phishing Não é um Malware.

    Phishing É um golpe na internet (Pag. 9 da Cartilha de Segurança da Internet).

    E Pharming é um tipo de Phishing.

    Vai entender a CESPE :/

  • Questão mal elaborada. Phishing é um tipo de ataque. Malware é um software malicioso, logo, para ser malware é necessário ser um software!
  • Errei a questão porque que eu saiba phishing é um tipo de ataque externo, e não malware. Bom saber agora que pro Cespe phishing é malware.
  • Oxe e é é? Achei que "phishing" era aquela técnica de pescar pessoas não atentas na internet T-T

  • Phishing é um tipo de golpe,não é malware,malware é um software malicioso!

  • + 1 questao do CESPE que só acertou quem errou

  • É uma técnica de fraude eletrônica. O objetivo é roubar dados pessoais ou ser a ponte para a instalação de um malware. Ao clicar no endereço de link falso, um código malicioso é instalado no dispositivo.....

  • Phishing virou Malware agora?

  • Meu amigo, odeio a cespe querendo ser a top das top. Phishing é um tipo de ataque e não um malware affffffffff

  • Qualquer um sabe q phishing não é um malware

    Malware = Malicious Software

  • então um phishing solicita alguma coisa? eu hem, o desatento que põe os dados