SóProvas


ID
1279108
Banca
IESES
Órgão
TJ-MS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral

No caso de uma criança morrer na ocasião do parto, tendo, entretanto, respirado: qual será o procedimento cartorário relacionado ao registro:

Alternativas
Comentários

  • LRP:

    Art. 54. No caso de ter a criança nascido morta ou no de ter morrido na ocasião do parto, será, não obstante, feito o assento com os elementos que couberem e com remissão ao do óbito.

  • GABARITO: LETRA B

    A RESPOSTA ESTA NO Art.53, § 2º DA LRP: No caso de a criança morrer na ocasião do parto, tendo, entretanto, respirado, serão feitos os dois assentos, o de nascimento e o de óbito, com os elementos cabíveis e com remissões recíprocas. 

  • Trata-se de questão relacionado ao registro civil de nascimento no cartório de registro civil das pessoas naturais. Para tanto, o candidato deve ter em mente a Lei 6015/1973.
    A questão exige do candidato a distinção entre quando será realizado o registro de natimorto, que é aquele em que a criança já nasce morta e o da criança que nasce na ocasião do parto, tendo, no entanto, respirado. 
    Neste caso, a teor do artigo 53, §2º da Lei 6015/1973, quando a criança morrer na ocasião do parto, tendo, entretanto, respirado, serão feitos os dois assentos, o de nascimento e o de óbito, com os elementos cabíveis e com remissões recíprocas.
    Assim, a alternativa correta é a da letra B.
    GABARITO: LETRA B