SóProvas


ID
1280533
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando o que dispõe a NBC TG Estrutura Conceitual, a respeito das características qualitativas da informação contábil-financeira útil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar.

II. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.

III. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.

IV. Comparabilidade é o mesmo que uniformidade e consistência.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    .

    Questão cobrando a literalidade da Estrutura Conceitual envolvendo as características qualitativas da informação contábil financeira.

    Vamos analisar cada alternativa:

    I. Para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar.

    O QC4 da NBC TG Estrutura Conceitual apresenta que “Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. (grifo nosso)

    ALTERNATIVA CORRETA.



    II. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.

    O QC4 da Norma conclui no mesmo parágrafo que: “A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.”

    ALTERNATIVA CORRETA.



    III. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.

    No QC6 da Norma, temos que: “Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.”

    ALTERNATIVA CORRETA.



    IV. Comparabilidade é o mesmo que uniformidade e consistência.

    Exatamente o oposto. No QC23 da Norma, temos que:

    “Comparabilidade não significa uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas iguais precisam parecer iguais e coisas diferentes precisam parecer diferentes. A comparabilidade da informação contábil-financeira não é aprimorada ao se fazer com que coisas diferentes pareçam iguais ou ainda ao se fazer coisas iguais parecerem diferentes.” (grifo nosso)

    ALTERNATIVA INCORRETA. 

    Fonte: Essência Sobre a Forma (www.essenciasobreaforma.com.br)

  • Gabarito letra "D"

    IV. Comparabilidade é o mesmo que uniformidade e consistência. - ERRADO

    Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.

    Comparabilidade é umas da caracteristicas de melhoria que tem como obejtivo ajudar ao usuário da informação a identificar e compreender a similaridade e diferenças entre os itens.

    Consistência é a utilização dos mesmos métodos para os mesmos itens.

  • Segundo o CPC (R1)

    QC4. Se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.

    I. Para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. VERDADEIRO

    II. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. VERDADEIRO

    QC6. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. 

    III. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. VERDADEIRO

    QC22. Consistência, embora esteja relacionada com a comparabilidade, não significa o mesmo. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.

    QC23. Comparabilidade não significa uniformidade. Para que a informação seja comparável, coisas iguais precisam parecer iguais e coisas diferentes precisam parecer diferentes. A comparabilidade da informação contábil-financeira não é aprimorada ao se fazer com que coisas diferentes pareçam iguais ou ainda ao se fazer coisas iguais parecerem diferentes.

    IV. Comparabilidade é o mesmo que uniformidade e consistência. FALSO

    Letra "D"

  • GAB D

    A única opção incorreta é o item IV. "Comparabilidade é o mesmo que uniformidade e consistência."

    Comparabilidade, segundo o CPC: "As decisões dos usuários envolvem escolher entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter o investimento, ou investir em uma ou outra entidade que reporta. Consequentemente, informações sobre a entidade que reporta são mais úteis se puderem ser comparadas a informações similares sobre outras entidades e a informações similares sobre a mesma entidade referentes a outro período ou a outra data." 

    Ainda, item 2.27: Comparabilidade não é uniformidade. 

    Consistência é um auxilio p se alcançar a comparabilidade.

    Item 2.26. "Consistência, embora esteja relacionada com a comparabilidade, não significa o mesmo. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, seja de período a período na entidade que reporta ou em um único período entre diferentes entidades. Comparabilidade é a meta; a consistência auxilia a alcançar essa meta."