SóProvas


ID
1282030
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Na Contabilidade de um Município, os saldos em espécie, provenientes de exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte, serão demonstrados no:

Alternativas
Comentários
  • a) Fluxo de Caixa:

    A Demonstração do Fluxo de Caixa apresenta a movimentação financeira histórica da entidade pública, programa, projeto, fundo ou outra unidade de acumulação relevante, permitindo aos usuários projetar cenários de fluxos futuros de caixa e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade da entidade de manter o regular financiamento dos serviços públicos sob sua responsabilidade, bem como outros cenários de solvência, liquidez e graus de probabilidade da permanência de itens que representam entradas e saídas de caixa.

    Não demonstra, portanto, os saldos em espécie, provenientes de exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. Alternativa Incorreta.

    b) Balanço Patrimonial:

    O Balanço Patrimonial, estruturado em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, tem por objetivo evidenciar qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública. O conceito é o mesmo dos balanços patrimoniais de entidades não públicas. Portanto, Alternativa Incorreta.

    c) Balanço Financeiro:

    O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. Exatamente o que a questão nos cobra. Portanto, alternativa correta.

    d) Balanço Compensado:

    Tal demonstração não se encontra expressa na norma. O examinador quis confundi-los com a noção de ativos e passivos compensados.

    Resposta: Alternativa “c”.

    Fonte: Essência Sobre a Forma (www.essenciasobreaforma.com.br)

  • Lei 4.320/64: No Artigo 103, estabelece que o Balanço Financeiro, deverá demonstrar as receitas e despesas orçamentárias e pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.