SóProvas


ID
1282567
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O modelo relacional é hoje o principal modelo de dados para aplicações comerciais de processamento de dados. Com relação aos fundamentos do modelo relacional,

Alternativas
Comentários
  • Usando Elmasri/Natathe, em especial o capítulo 5 da quarta edição, para orientar as respostas temos o seguinte:

    a) Definição próxima da de Chave Estrangeira
    b) Ao contrário do que diz a questão, SQL acrescenta vários recursos sintáticos às consultas.
    c) Consultas e subconsultas normalmente ocorrem com mais frequência do que alterações em dados ou estruturas.
    d) Estranha esta definição de semelhante  já que forma de definição em vários SGBD's é distinta. A analogia ainda é a de Classe e Objeto, em que o Esquema é a estrutura (Classe) e a Instância o estado/snapshot de um Objeto.
    e) Superchave não precisa ser necessariamente um atributo único, pode ser um conjunto de atributos. Chave candidata uma superchave com tamanho mínimo.

    Referência:
    Sistemas de Banco de Dados. Elmasri/Natathe. Quarta Edição.  Capítulo 5, Restrições Do Modelo Relacional e Esquemas de um Banco de Dados Relacional

  • O que a banca quis dizer com " Ambos são definidos de modo semelhante." na alternativa D?

  • Sei não, achei mal formulada

  • Pedir comentário do professor.

  • a) ERRADA: Chave primária é um atributo ou conjunto de atributos que tem a propriedade de identificar de forma unívoca uma tupla. A chave primária possui as restrições de NOT-NULL - nenhuma tupla pode ter um valor nulo para um atributo da chave primária - e UNIQUE - não há duas tuplas na relação cujos valores dos atributos de chave primária sejam iguais. A alternativa apresenta conceito referente à chave estrangeira, que segundo alguns autores, Date por exemplo, pode ser uma chave candidata da relação referenciada.

    b) ERRADA: A SQL realmente possui em sua base conceitual a álgebra relacional, contudo define muitos outros recursos não contemplados na álgebra relacional.

    c) ERRADA: Sendo mais rigoroso, o modelo relacional representa um banco de dados como uma coleção de relações. Contudo, nos contextos dos SGBDs, convencionou-se chamar relação de tabela, o que não invalida a alternativa. O erro está ao se afirmar que o modelo não possui operações para fazer consultas.

    d) CORRETA: Uma relação consiste de um esquema e de uma instância. Segundo Navathe, esquema de uma relação é usado para descrever a relação no projeto lógico (modelo relacional), definindo o nome da relação e o domínio de cada atributo (coluna). Já Silberschatz define instância como um conjunto de informações contidas em determinado banco de dados, em um dado momento. Podemos dizer então que instância é o mesmo que estado do banco, representado pelas tuplas(linhas) existentes na relação em um dado momento.

    e) ERRADA: três conceitos do modelo relacional:

    -super-chave: conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, permitem identificar de maneira unívoca uma entidade (tupla) em um conjunto de entidades

    -chave: super-chave com atributo de irredutibilidade (mínima), ou seja, uma super-chave da qual não se possa remover algum atributo sem perder a restrição de unicidade

    -chave-candidata: chaves (super-chave mínima) identificadas na relação elegíveis à chave-primária.

    Gabarito: Letra D.