SóProvas


ID
1282735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às características específicas de funcionamento de sistemas de ar condicionado, julgue o item subsequente.

A principal característica dos sistemas de água gelada tipo fan-coil/chiller de expansão indireta é o fato de o condensador trocar calor com a água e esta utilizar outro trocador, geralmente uma torre de resfriamento, para transferir o calor para o ar atmosférico.

Alternativas
Comentários
  • Vídeo muito didático sobre os sistemas de expansão direta e indireta:
    https://www.youtube.com/watch?v=py6KLIYPvqA

     


    Expansão direta

     

    São sistemas de refrigeração em que o fluído refrigerante (fonte fria) expande-se em contato com o fluxo de ar do ambiente à climatizar (fonte quente). Esta expansão se refere ao processo de evaporação do fluido refrigerante no interior da serpentina evaporadora do equipamento, a qual absorve para promover tal mudança de estado físico, o calor contido no fluxo de ar do ambiente que passa pelo equipamento promovendo assim o resfriamento do ar ambiente.  O ar é forçado, através de ventiladores, a passar pela serpentina, o qual transfere  calor  para o fluido refrigerante que circula por entre a tubulação da serpentina evaporadora e respectivas aletas. O fluido refrigerante expandiu-se diretamente com o meio ao qual se deseja climatizar, no caso a massa de ar do ambiente; Por isso chamado de expansão direta.

     

     

    Expansão indireta (água Gelada)

     

    São sistemas de refrigeração em que há a transferência de calor em mais de um meio antes de chegar a transferir o calor contido no meio que deseja-se resfriar, no caso o ar do ambiente. Quando tratamos deste tipo de sistema, fazem-se uso de equipamentos de resfriamento de água, chamado Chillers. Ele efetua o resfriamento da água que circula no interior das tubulações hidráulicas que alimentam as unidades de tratamento do ar dos ambientes, chamados de FanCoil. São esses fancoils responsáveis por promover o arrefecimento dos ambientes, através da transferência de calor contido no ar do ambiente para a água que circula no interior da serpentina(trocador de calor) do equipamento. O Calor que foi absorvido pela água, é transferido para o fluído refrigerante que circula do sistema fechado de refrigeração do Chiller, o qual pelo terceiro processo de transferência de calor, rejeita o calor retirado do ambiente, somado às perdas do processo, ao ar externo (Atmosfera). Por isso chamado de expansão indireta, pois o fluído refrigerante é expandido por um meio(água) que não aquele ao qual se deseja resfriar, o ar ambiente.

     

     

    http://diamont.com.br/sistemas-de-refrigeracao-expansao-direta-vs-expansao-indireta/

     

  • Como?!

    Quando o CPP diz "desde logo" está a se referir desde sua vigência e se a lei não estabelecer prazo (tipo, "esta lei entra em vigor na data da publicação", "esta lei entra em vigor após 2 meses" etc), de regra o prazo de 45 dias para sua entrada em vigor.