SóProvas


ID
128410
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os testes de integração têm por objetivo verificar se

Alternativas
Comentários
  • C) CORRETOcomentando as erradas:A) um módulo geralmente contém e engloba as funcionalidades das unidades que o compõe, e há de se esperar que os resultados sejam diferentes, ou mais completos, do que se fizéssemos os testes individualmente;B) refere-se a testes de carga;C) testes de caixa branca ou caixa preta, e de regressão;E) testes de desempenho.
  •  de acordo com a wikipédia:

    Na fase de teste de integração, o objetivo é encontrar falhas provenientes da integração interna dos componentes de um sistema. Geralmente os tipos de falhas encontradas são de transmissão de dados. Por exemplo, um componente A pode estar aguardando o retorno de um valor X ao executar um método do componente B; porém, B pode retornar um valor Y, gerando uma falha. Não faz parte do escopo dessa fase de teste o tratamento de interfaces com outros sistemas (integração entre sistemas). Essas interfaces são testadas na fase de teste de sistema, apesar de, a critério do gerente de projeto, estas interfaces podem ser testadas mesmo antes de o sistema estar plenamente construído.

    sendo assim, não parece mais coerente a resposta A?

     

  • Tendo em vista que as duas únicas alternativas que causam problemas, dado sua similaridade, são a letra A e C vou comentá-las:

    A) Um módulo não pode apresentar o mesmo resultado que suas unidades testadas individualmente, até porque esses resultados individuais serão computados pelo módulo que irá apresentar seu próprio resultado. O que podemos entender de forma errônea é que os módulos precisam apresentar resultados corretos assim como as unidades apresentam resultados corretos, mas não é isso que a alternativa nos apresenta.

    C) Se um módulo é testado e apresenta os resultados sem nenhum erro podemos dizer que esse módulo atende aos requisitos de sua responsabilidade.

  • Não seriam os testes de validação que testariam a conformidade com os requisitos??
  • "As funcionalidades dos módulos testados atendem aos requisitos" não seriam testes de unidades?
  • "O teste de integração é uma técnica para descobrir erros associados com as interfaces"
    Pressman, 7ed, pag 409


    O mais triste de tudo é ver gente confirmando essas presepadas da FCC através de wikipedia........
  • Teste de integração é uma tecnica sistemática para construir a arquitetura do software enquanto, ao mesmo tempo, conduz testes para descobrir erros associados as interfaces. Pressman, 6 ed. p. 297

    Teste de Validação: A validação do software e conseguida por intermédio de uma série de testes que demonstram conformidade com os requisitos. Pressman, 6 ed. p. 304

    O sentido de interface do Pressman são as intefaces dos módulos que estão sendo integrados. A letra C tem mais a ver com teste de validação.

    Para mim é a letra A.
  • A verdade é  que não existe concenso nenhum entro os autores, cada um utiliza a nomenclatura que bem entender e alem disso definem testes com nomes diferente para confundir nossa cabeça. Esse assunto deveria ser  estudado por apenas uma bibliografia e a banca deveria definir isso no edital, eh um absurdo oque os examinadores fazem com essa "margem" que as bancas dão, parece um circo, cada um utilizando a referência que quiser. 

    Enquanto Sommerville define testes de componentes, Pressman trata do mesmo teste com outra nomenclatura - teste de integração - ... Sommerville define testes de usuário ( alfa, beta e de aceitação , alfa - usuarios junto com desenvolvedores em sistema em desenvolvimento, beta - quando release antecipado é disponibilizado para o cliente ) enquanto Pressman diz que os testes alfa e beta são testes de aceitação. Pelo menos aqui ambos falam em testes de usuário.  Sommerville define testes de sistemas da seguinte maneira: " Teste de sistema, em que alguns ou todos os componentes de um sistema estão integrados e o sistema é testado como um todo. O teste de sistema deve centrar-se em testar as interações entre os componentes". Com essa definição é muito fácil vc se confundir com os testes de integração definidos pelo Pressman.

    No quesito Verificação e validação então a confusão é geral. Segundo Sommerville o primeiro está relacionado com a eficácia e o segundo com a eficiência. O primeiro é mais geral e verifica se o software atendeu as necessidades do cliente, ou seja, se construiu o produto certo , enquanto que o segundo fala em atendimento dos "requisitos não funcionais" dos usuário, ou seja, se o produto atende as exigencias de perfomance, confiabilidade e etc,  logo, eficiencia. Por isso, DISCORDO do comentário anterior que diz que a VALIDAÇÂO é o atendimento dos requisitos.... acho que seria mais adequado falar em atendimento das necessidades dos usuários ou em eficácia..  e para fechar, temos um show de testes de performance, que pelo ponto de vista do Sommerville, este trata como "teste de desempenho" e dentro desta categoria ainda fala do teste de estresse, ou seja, o teste de estresse é um tipo de teste de desempenho.. Já o Presman entende que todos são subitens dos testes de sistemas. Dentro dessa categoria temos, (i) testes de recuperação, (ii) testes de segurança, (iii) teste de estresse e (iv) testes de desempenho, ou seja, na visão deste autor o teste de estresse é um e o de desempenho é outro. Este último tem o objetivo de testar o sitema em execução enquanto o primeiro é de levar o sistema ao limite e evidenciar falhas...  enfim, 

    tudo isso que eu citei geram uma série de dúvidas e ambiguidades. Sem dúvida as limitações da nossa liinguagem atrapalham e muito dificultando bastante. Enfim, minha dica é que estudem por ambos, tentem pegar as nuâncias de cada tipo de teste e deêm sim uma olhada na wikipedia antes da prova pois la tem um apanhado geral dos principais testes e o bom é que tem conceitos dos vários autores. 

    Quanto a questão, concordo com o gabarito.

    Abcs

  • Simplesmente as duas questões estão certas, pois conforme comentaram, não existe convergência de ideias sobre os autores, porém se analisar bem, a questão C está mais correta do que a questão A.
  • Na alternativa C ele diz que produz o mesmo resultado que as unidades testadas individualmente. Na verdade se obtém o resultado esperado e não o mesmo resultado que é obtido no componente e um  módulo. (não necessariamente o mesmo resultado, se a referência for um valor de saída por exemplo). Portanto a alternativa "C" não resta dúvidas quanto a sua aplicabilidade.