SóProvas


ID
1284145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao comércio exterior, às barreiras comerciais e aos organismos multilaterais de promoção do comércio internacional, julgue o  item subsecutivo.

Os acordos voluntários de restrição às exportações (AVRE) não são considerados barreiras ao comércio exterior, sendo incentivados pela OMC como alternativas às barreiras tarifárias.

Alternativas
Comentários
  • A Rodada Uruguai de 1994 do Acordo Geral de Tarifas e Comércio levou ao que o comendador chamou de "o ponto final" para os ARVE. De acordo com objetivo da Organização Mundial do Comércio de eliminar as barreiras comerciais, os países participantes concordaram em parar de fazer novos ARVEs e acordos já existentes.

    http://www.ehow.com.br/acordos-restricoes-voluntarias-exportacoes-info_241855/

  • Por Chris Malcolm

    Atualizado em 27 março, 2017

    Traduzido por Carolina Ruiz

    Durante grande parte do século 20, os Acordos de Restrições Voluntárias às Exportações (ARVE) permitiram que nações comerciais protegessem indústrias nacionais vulneráveis contra a competição de produtos importados mais baratos. Os ARVE tiveram o seu ápice nos anos setenta e oitenta, antes que as mudanças nas regras de comércio internacional de 1994 limitassem estritamente a sua utilização.

    Os ARVEs na verdade funcionam como as restrições à importação. Em um sistema de restrições às importações, o país A pode impor uma quota de aço do país B e não permitir que futuros embarques cruzem suas fronteiras. Em um cenário de ARVE, o país B concorda em limitar as exportações para o país A, apesar de a indústria siderúrgica do país B poder competir com o país A. O país B pode voluntariamente cortar seus embarques de aço para o país A, porque, como um economista explica, "a nação importadora (país A) pode ameaçar a estabelecer quotas ou aumentar as tarifas em uma data posterior". O país B pode preferir competir de forma menos agressiva para evitar deveres e tarifas que fazem subir os seus preços para os seus clientes no país A.