SóProvas


ID
128659
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

"É possível que ocorram distintas implementações de uma operação de classe e que, no entanto, o nome e os parâmetros dessa operação sejam os mesmos."

Dentro do contexto da frase, relacione os textos apresentados nessas questões com a respectiva definição, significado ou conceito.

...distintas implementações de uma operação de classe e que, no entanto, o nome e os parâmetros dessa operação sejam os mesmos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C
    Polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura) mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse. A decisão sobre qual o método que deve ser selecionado, de acordo com o tipo da classe derivada, é tomada em tempo de execução, através do mecanismo de ligação tardia.
  • Polimorfismo Estático (Sobrecarga) -> Dois ou mais métodos de uma mesma classe, com o mesmo nome, mas com assinaturas diferentes.

    Polimorfismo Dinâmico (Sobreposição) -> Método herdado pela subclasse que foi reimplementado, mantendo o mesmo nome e assinatura.


    Bons estudos!!!
  • a) objeto persistente.
    Em orientação a objetos, o termo persistência refere-se ao intervalo de tempo entre a criação e destruição de um objeto. Um objeto persistente não possui seu ciclo de vida atrelado à execução do aplicativo que o gerou. Para isso, deve habitar um meio de armazenamento permanente, ou seja, a memória secundária. Objetos devem, ainda, possuir uma identidade: alguma coisa sobre si próprio, que seja única e invariável, que permitirá distinção entre objetos diferentes.
    b) enumeração.
    Enumeração: Um conjunto de valores constantes relacionados, agrupados em conjunto por conveniência como propriedades de uma única classe.
    http://help.adobe.com/pt_BR/ActionScript/3.0_ProgrammingAS3/WS5b3ccc516d4fbf351e63e3d118a9b90204-7f35.html
    d) subclasse.
    Subclasse é uma nova classe que herda características de sua(s) classe(s) ancestral(is)
    e) pseudo-estado
    É uma abstração que inclui diferentes tipos de vértices transientes (isto é, transitórios, presentes por um curto espaço de tempo). Com exceção do pseudo-estado inicial, pseudoestados são tipicamente usados para conectar múltiplas transições em caminhos de transições de estados mais complexos. Possuem um tipo que determina sua semântica. Dentre os tipos de pseudo-estados, há os seguintes:
    • Pseudo-estado inicial: indica o local de início padrão para uma máquina de estados ou sub-estado.
    • Pseudo-estado terminado (terminate): indica a destruição do objeto e é equivalente à invocação de uma ação de destruição do objeto.
    • Pseudo-estado de escolha (choice): compreende um desvio condicional dinâmico, permitindo separar uma transição em múltiplos caminhos de saída, em função do resultado da condição avaliada.
    • Pseudo-estado de bifurcação (fork): serve para dividir uma transição de entrada em duas ou mais transições que terminam em vértices de diferentes regiões de um estado composto. As transições de saída de uma bifurcação não podem ter restrições de guarda.
    • Pseudo-estado de união (join): serve para fundir várias transições vindo de diferentes regiões em uma única transição. As transições de entrada em uma união não podem ter restrições de guarda.
    http://www.inf.ufes.br/~falbo/files/AvaliacaoQualidade-MaquinasEstados.pdf

  • POLIMORFISMO
    Significa “várias formas” é a capacidade em uma linguagem orientada a objetos de permitir que um método ou operação seja executado de várias maneiras diferentes.
    Permite programar no geral em vez de programar no específico. Em particular, permite escrever programas que processam objetos que compartilham a mesma superclasse (direta ou indiretamente) como se todos fossem objetos da superclasse; isso pode simplificar a programação. Em uma hierarquia de classes, denomina-se polimorfismo a especialização do comportamento de uma classe em suas subclasses.

    •   Capacidade de uma variável se referir em tempo de execução a objetos de diversas classes.
    •   Capacidade de abstrair várias implementações diferentes de uma única interface
    •   Capacidade que objetos diferentes têm de responder a uma mesma mensagem.

    3 TIPOS DE POLIMORFISMO
    POLIMORFISMO DE INCLUSÃO OU SOBREPOSIÇÃO (OVERRIDING):
    É o método quando redefinido em sua subclasse, que permite que um método altere o comportamento de um método da classe-pai.
    POLIMORFISMO DE SOBRECARGA (OVERLOADING):
    Ocorre quando existem funcionalidades similares em classes diferentes. É um recurso muito utilizado em orientação a objetos, que permite que um método de mesmo nome seja implementado de diversas maneiras em uma mesma classe.

    SOBRECARGA DE MÉTODOS:
    Embora alguns não considerem como polimorfismo, a sobrecarga de métodos é a capacidade de definir várias funcionalidades com um mesmo nome, variando apenas os parâmetros de chamada do método.

  • A questao aborda polimorfismo, do qual ha 4 tipos:

    a) polimorfismo de iclusao (ou puro)- torna a inclusao de novas mais facil. Usa herança para permitir comportamento polimorfico po relacionamentos com capacidades de substituição. 

    b) paramétrico - cohecido como generics, declara valores arbitrarios que so sao definidos em runtime. e.g.: public class Copier

    c) overriding - um metodo abstrato que força todas as subclasses a ter sua propria implementação.

    d) overloading - metodos que permitem operações disinttas consoante parametros passados