SóProvas


ID
1286665
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nos últimos anos o governo vem intervindo na economia por meio de políticas de desoneração da folha salarial e da redução de alguns impostos, como o IPI. Essa política tem sofrido críticas de analistas por ter pouco impacto no crescimento do produto. Segundo o prisma do modelo IS-LM, assinale a opção que indica quando essas críticas se justificam.

Alternativas
Comentários
  • importante lembrar:

    "...desoneração da folha salarial e da redução de alguns impostos, como o IPI." = POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA (aumentam-se os juros)

    letra b!

    bons estudos!


  • Para auxiliar no entendimento:

    Na economia monetária, uma armadilha de liquidez (liquidity trap) ocorre quando a taxa de juro nominal se aproxima de zero ou o atinge e a autoridade monetária se vê impedida de estimular a economia usando os instrumentos tradicionais da política monetária. Nestas circunstâncias, as pessoas não esperam grandes retornos dos investimentos físicos ou financeiros e mantêm os seus activos em depósitos bancários de curto prazo em vez de fazer investimentos de longo prazo. Isto torna uma recessão ainda mais severa podendo contribuir para um clima de deflação. - See more at: http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Armadilha_de_liquidez#sthash.N3Z2sf3v.dpuf
  • A Armadilha da Liquidez ocorre numa situação de juros baixos, muita moeda em poder das pessoas e a política monetária é ineficaz; caso em que as pessoas já estão bastante 'líquidas' (em virtude dos juros baixos) e a política monetária expansiva é ineficaz para aumentar a renda.




  • Desoneração da folha e redução de impostos são políticas fiscais expansionistas. 


    a) Errado. em um caso de armadilha da liquidez teremos a curva LM totalmente horizontal. Desta forma a política fiscal, ao deslocar a IS para a direita, tem efeito máximo sobre o produto.

    b) Correto. No caso clássico a curva LM é totalmente vertical.  Desta forma a política fiscal, ao deslocar a IS para a direita, irá apenas aumentar os juros, não impactando no produto.

    c) Errado. em um caso de armadilha da liquidez teremos a curva LM totalmente horizontal. Desta forma a política fiscal, ao deslocar a IS para a direita, tem efeito máximo sobre o produto.

    d) Errado. Uma política fiscal expansionista pressiona os salários a subir. Com a rigidez de preços a margem de lucro não irá cair, mas sim subir por não estar pagando o salário que subiria. E esta não é uma análise do modelo IS-LM

    e) Errado. Quando se chega próximo do produto potencial não adianta subir a demanda, pois ela irá apenas pressionar os preços a subir. E esta não é uma análise do modelo IS-LM.
  • a) Nada disso! O enunciado fala em redução de impostos. Isso significa política FISCAL expansionista.

    b) Correto! Primeiro porque seguindo o arcabouço do modelo IS-LM, se uma política fiscal está sendo pouco eficaz, então é porque estamos próximos ao Caso Clássico, quando a curva LM fica vertical. E isso fica corroborado pelo fato de a taxa de juros já estar elevada, o que significa oferta de moeda contraída. Isso é um incentivo para que as pessoas demandem moeda apenas para transacionar, sem retê-la. Nesses casos, a expansão fiscal gera um aumento da demanda por moeda – que está escassa -, o que eleva a taxa de juros e desestimula ainda mais o investimento privado, exatamente como coloca a alternativa B.

    c) Errado! Em armadilha da liquidez tem-se exatamente o oposto: a política fiscal é eficaz justamente porque sua expansão não causa elevação dos juros e, assim, não afasta o investimento privado.

    d) Errado! Se estamos falando exclusivamente do modelo IS-LM, só temos que tratar de uma variação de salários se o enunciado pedir. Além disso, a questão justamente se contradiz, uma vez que aponta rigidez de preços (premissa do modelo), mas variação dos salários nominais.

    e) Errado! Quando a economia se aproxima do produto potencial, crescimentos adicionais são possíveis desde que seja expandida a oferta agregada. De qualquer forma, considerando apenas o modelo IS-LM, se houver pleno emprego, não importa se a expansão se deu pela via fiscal ou pela via monetária: ambas não conseguirão elevar o produto.

    Resposta: B