SóProvas


ID
1286671
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 02/08/2013, o Ministério da Fazenda divulgou a seguinte notícia:
"As tarifas de importação de 14 setores voltarão ao patamar médio de 8% e 12%, a partir de 1° de outubro. A decisão, apresentada pelo ministro da Fazenda, tem a pretensão de gerar maior competitividade no mercado dos insumos básicos e permitir que a indústria de importação tenha custo mais baixo.Entre os setores abrangidos pela medida estão o de produtos siderúrgicos, químicos e têxteis, derivados de petróleo, material de transporte, vidros e artigos de borracha e plástico. O nível atual dessas tarifas está em torno de 25%, desde a sua elevação em setembro de 2012."
(http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2013/08/tarifa-de-importacao- sera-reduzida-para-aumentar-a-competitividade, acessado em 22/03/2014.)

Em termos de bem-estar essa medida tende a

Alternativas
Comentários
  • Questão de economia.

  • Esta é uma questão de microeconomia. A questão fala de redução de tarifa de importação. A importação ocorre quando o preço de equilíbrio interno é maior que o internacional. Ao se praticar o preço internacional os ofertantes internos irão ofertar menos (pois o preço é menor) e o restante demandado será abastecido pelo mercado externo. 


    Quando o governo cria um imposto de importação ele cria um peso-morto, isto é,  a perda de excedente dos consumidores é maior do que o ganho dos ofertantes e do governo juntos. 

    a) Errado. O excedente do produtor interno aumenta, mas não devido ao peso morto e não há superprodução provocada pela redução da tarifa.


    b) Errado. O aumento na importação não compensa (em modelos lineares) a redução da tarifa.


    c) Correto. Já foi falado acima.


    d) Errado. Aumenta o excedente do consumidor por estar mais barato.


    e) Errado. Irá reduzir o peso morto.