A chamada Curva de Laffer, formulada por Arthur Laffer (economista da escola monetarista), mostra a relação entre os distintos níveis de tributação de certo imposto e a respectiva receita arrecadada pelo governo.
A conclusão que se chega é que, quando o nível dos impostos passa de um certo limite, a arrecadação do governo começa a cair em vez de aumentar.
A representação gráfica do trabalho, conhecida como Curva de Laffer, tem a forma de uma meia-lua voltada para baixo. O eixo horizontal, x, representa a carga de tributos e o eixo vertical, y, representa a arrecadação do governo.
A curva de Laffer no dia que, às vezes, o aumento desenfreado dos impostos pode reduzir a arrecadação. Isto ocorre porque a tributação excessiva provoca sonegação fiscal, fuga do consumo e desestímulo à produção. Esses três fatores provocam redução da produção e da renda, causando, por conseguinte, redução da arrecadação fiscal.
Fonte: Heber Carvalho. Material/Apostila: Economia Completa para Analista do Banco Central.
A título de complementação, segue uma figura para visualizar a curva de Lafer:
http://4.bp.blogspot.com/-l2KBIQjgeDs/TdqUcee6DZI/AAAAAAAAAC8/vgdmplsNLls/s1600/curva+de+lafer.bmp
A curva de Laffer relaciona a alíquota dos impostos com o montante arrecadado pelo governo. Diz que se a alíquota for zero o governo não ganha nada. Quando ela cresce o governo passa a ganhar impostos. Mas conforme essa alíquota vai aumentando as pessoas passam a sonegar e a trabalhar menos pois estarão recebendo menos pelo trabalho. Chega-se num ponto em que aumentar a alíquota irá diminuir os ganhos do governo. No limite, se governo tiver 100% de alíquota ele não recebe nada.
I- Errado (Correto no gabarito oficial). Com uma alíquota maior, cada real que se faz trabalhando é reduzido, o que desincentiva as pessoas a trabalharem. Este efeito ocorre sempre, mas chegará a um ponto que esta redução de trabalho irá reduzir a receita do governo (de acordo com a curva de Laffer). A questão fala que só a partir de certo ponto que o trabalhador irá trabalhar menos, o que não está indicado pela curva.
II- Correto. Com maiores alíquotas as pessoas fogem de pagar: sonegando ou trabalhando de modo informal.
III- Correto. Para maximizar sua receita o governo deveria escolher uma alíquota nem muito pequena (não ganha nada) nem muito grande (as pessoas escondem os ganhos ou não trabalham).
Gabarito letra (d). (O gabarito oficial é letra (b))