-
GABARITO: LETRA A
PERIÓDICO/GERAL:
Estes são feitos no final do exercício fiscal, e a contagem e verificação se faz de uma única vez para todos os itens do estoque ou patrimônio. A execução do inventário geral normalmente paralisa as atividades da área inventariada.
ROTATIVO:
Haverá um cronograma periódico a se seguido, fazendo-se a contagem mês a mês de cada área pretendida, de maneira que ao final do exercício, todas as áreas tenham sido inventariadas. A vantagem do método está justamente em não paralisar a atividade da instituição.
Fonte: Felipe Cepkauskas -Estratégia.
-
Na primeira é periódicos, lembre que é realizado em períodos determinados
Na segunda é rotativo, lembre-se de contagem cíclica
-
Essa foi dada!
-
Periódico: Período determinado.
Rotativo: Contagem cíclica.
-
Inventário ROTATIVO
==> Decorre do ano fiscal
==> Serve p/ contagem dos itens que + giram no estoque
==> Não para o processo operacional
-
Como vimos, o inventário consiste na contagem dos estoques. Esta contagem é realizada para checar se as quantidades reais equivalem àquelas registradas nos controles da empresa.
Resposta: C
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de inventários. No caso em exame, devemos marcar a alternativa que completa corretamente as lacunas apresentadas.
Antes de indicar a alternativa correta, vejamos alguns tipos de inventários:
- Inventário rotativo/contínuo/permanente – é aquele em que a organização está contando os itens permanentemente. O método consiste num levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque. Uma das grandes vantagens desse tipo de estoque é que não há a necessidade de paralisação das atividades organizacionais.
- Anual/geral/periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
- Inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
- De transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;
- De extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;
- Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
Dito isso, concluímos que:
- O inventário periódico abrange todos os itens de estoque de uma só vez, é realizado em períodos determinados, geralmente no final de um exercício.
- O inventário rotativo também chamado de contagem cíclica, ocorre quando se contam permanentemente os itens do estoque, de acordo com uma ordem ou técnica definida, geralmente uma vez dentro de cada período fiscal.
Desse modo, podemos marcar a alternativa "A" como correta.
GABARITO: A
Fontes:
ENAP, Escola Nacional de Administração Pública. Gestão de materiais. 2015
INSTRUÇÃO NORMATIVA 205/1988 - SEDAP
-
Gabarito: A.
Tipos de Inventário
Anual/Periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício; (Paralisa as atividades)
Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador;
Extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;
Transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
inicial - realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
Analítico - deverá conter a perfeita caracterização do material, podendo identificar qualquer bem, demonstrando a situação e o local em que o mesmo se encontra.
a) descrição padronizada;
b) número de registro;
c) valor (preço de aquisição, custo de produção, valor arbitrado ou preço de avaliação);
d) estado (bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável);
e) outros elementos julgados necessários.
Permanente - o Sistema de Inventário Permanente é aquele feito por meio de Controle de Estoques de maneira individualizada e diariamente, normalmente por sistema eletrônico de dados.
Inventário geral
É um processo de contagem física de todos os itens da empresa em uma data pré-fixada. É utilizado, usualmente, no fechamento contábil do exercício anual ou em inventários mensais/trimestrais, para “fechamento” dos custos de produção.