COMENTADO:100BASE-T4 é uma implementação antiga da rede Fast Ethernet. É necessário o uso dos quatro fios de cobre trançado em parelho. Esses pares só são exigidos para cabos da categoria 3. Caso seja usada a categoria 5 de cabo par trançado é aconselhável o uso do TX. Um par é reservado para transmissão, um para recepção, e os outros dois poderão trocar de direção caso seja negociado pelo protocolo. O código 8B6T, muito incomum, é usado neste tipo de rede!
100BaseT4-Padrão Ethernet
Índice de transmissão: 100 MBit/s
máx. comprimento de segmento: 100 m
Meio: Cabo UTP, 4 pares de fio, categoria -3, -4, -5
Impedância do cabo: 100 Ohm
Conexão: Conector RJ45 de 8 pólos
Topologia: Ponto a ponto, estelar (via Hub)
Com a definição de 100BaseT4, a topologia física é separada da lógica. A velocidade de transmissão de 100 MBit/s com observação simultânea da categoria 3, largura de banda de 25 MHz, é obtida também através do uso dos quatro pares de fios, entre outros. Para cada sentido de de dados são utilizados, ao mesmo tempo 3 pares com 100BaseT4.
Apenas para curiosidade...
"Ambos Cat4 e Cat5 UTP tem o mesmo layout.
Par trançado sem blindagem é classificado como um cabo " estruturado". Isto é porque ele tem uma configuração específica , o qual é explicado em seu nome. Ambos Cat4 e Cat5 UTP contêm quatro pares de fios dentro do revestimento, tornando oito fios no total . Os dois fios de cada par representa o percurso de ida e volta (isto é , positiva e negativa) de um circuito completo."
.
Fonte: http://ptcomputador.com/Ferragens/network-equipment/45396.html