SóProvas


ID
1288585
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à História da Psicologia Brasileira, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Liga Brasileira de Saúde Mental - 1923 - fundada no Rio de janeiro pelo psiquiatra Gustavo Riegel. A partir de 1926 foi particularmente influenciada por ideais eugenistas. 

  • Questão passível de recurso.

    De acordo com o Livro "Historiografia da Psicologia Moderna: versão brasileira", o psicólogo Theodule Ribot desempenhou forte influência no Brasil e na América-Latina. 

     

    Ribot - Psicólogo francês. A partir do estudo dos métodos experimentais analisou um grande número de peculiaridades herdadas. Dedicou especial atenção ao elemento físico da vida mental, ignorando todo fator espiritual ou não material do ser humano.

     

  • A) Os laboratórios experimentais fizeram sim parte da tradição do ensino da psicologia no Brasil

    B) "A antropologia criminal de Lombroso, também  se fará presente, com as noções de estigmas físicos."

    C) " A psicologia francesa, sem dúvida, é a mais assídua, não tanto Ribot, mas principalmente Charcot, Pierre Janet  e a Escola de Nancy." 

    D) Wundt teve muita importância no desenvolvimento da psicologia brasileira. 

    E) A Liga Brasileira de Higiene Mental, em uma primeira etapa,  teve importante papel na psicologia brasileira, especialmente  por meio do desenvolvimento de testes psicológicos. 

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932012000500004&script=sci_abstract&tlng=pt

  • A questão parece estar embasada no artigo de Ana Maria Jacó Vilela, intitulado “História da Psicologia no Brasil: Uma Narrativa por Meio de seu Ensino" no qual a autora apresenta uma história da Psicologia no Brasil relacionando-a às tramas de períodos históricos vividos pelo País, procurando mostrar, em cada um deles, como ocorreu o ensino e a difusão dos saberes psi.

    Sigamos à analise das alternativas:


    A) Os  laboratórios experimentais não  fizeram parte da  tradição  do ensino da psicologia no Brasil.  De acordo com a autora, No Pedagogium, museu pedagógico ao estilo dos existentes em diversos países europeus, em 1906, Bomfim cria aquele que é reconhecido como o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental no País. Certamente outros laboratórios já existiam, embora de forma menos institucionalizada, pois Henrique Roxo produz uma tese resultante de trabalho experimental, em 1900, e Lourenço Filho registra a proposta de criação de um laboratório no Rio de Janeiro, em 1897.

    B) As  ideias de  Lombroso não  foram veiculadas nos primórdios  da psicologia brasileira.  De acordo com a autora a antropologia criminal, de Lombroso, também se fez presente nos primórdios da Psicologia, com as noções de estigmas físicos.

    C) A  principal  influência  da  Escola  Francesa  na  Psicologia  Brasileira foi a de Theodore Ribot.  A psicologia francesa, sem dúvida, é a mais assídua, não tanto Ribot, mas principalmente Charcot, Pierre Janet e a Escola de Nancy, que estão presentes nas teses sobre histeria e hipnotismo.

    D) O  trabalho  de  Wundt  teve  pouca  importância  no  desenvolvimento da psicologia brasileira.  Segundo a autora, nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, o conhecimento psicológico desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos era bastante citado; mençâo a autores da psicologia alemã, principalmente Wundt, são encontradas com frequência  Encontramos com frequência.

    E) A Liga Brasileira de Higiene Mental, em uma primeira etapa,  teve importante papel na psicologia brasileira, especialmente  por meio do desenvolvimento de testes psicológicos.  Liga Brasileira de Higiene Mental teve importante contribuição para a produção e a disseminação do conhecimento em Psicologia, principalmente a respeito do desenvolvimento de testes psicológicos, enfatizando principalmente a necessidade de estandardização dos testes para a realidade brasileira.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32nspe/v32speca04.pdf


    GABARITO: E