-
Para mim cabe recurso. No terceiro período, o pronome DESTES deveria ser transcrito como DESSES para ficar correto, já que ele retoma um trecho citado anteriormente. Será que não?
-
Eu errei a questão. Levei em consideração o "DEVEM", pois pareceu ser uma ordem, algo que obrigatoriamente deveria ser seguido. Não é atípico em um relatório?
-
Bilhões de reais,... bilhões de reais,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões,... bilhões de reais,... bilhões.
Ninguém entende o propósito das questões do CESPE.
-
Meu povo em nenhum momento pediu "correção gramatical",se atentem ao que a banca pede.
-
Realmente o "DESTES" está errado. Acho que foi algo de propósito da banca, mas como não pediu correção gramatical...
-
No lugar de "Destes" deveria ser "Desses". O "Deste" se refere a algo que ja foi dito (função anafórica), foi empregado de forma equivocada.
-
Pessoal, alguns gramáticos dizem que os pronomes este, esta, isto também valem para retomar termo anterior, dentre eles, Bechara e Celso Cunha. Polêmicas, polêmicas...
Não acredito que a banca tenha colocado de propósito por não ter expressamente informado "correção gramatical". Se está perguntando se é adequado, já se pressupõe norma culta, correção gramatical.
-
aprendi que quando se tratar de valores monetários, devem se grafados dentro de parenteses por escrito, porque com dinheiro não se brinca... ai vem o cespe e faz uma cagada dessas... affffffffffffffffffffffffffff
-
RELATÓRIO: É UMA NARRAÇÃO CRONOLÓGICA DE UM FATO OBSERVADO.
- "ELAS" SÓ PODE SE REFERIR A "OBRAS" E NÃO A "ESTUDOS" SENÃO ESTARIA NO MASCULINO.
- "DESTES" (adj adn) REFERE-SE AO TERMO ANTECEDENTE "77,88 BILHÕES DE REAIS", OU SEJA, DO VALOR TOTAL. LOGO, VÍRGULA FACULTATIVA.
OBS.: O PRONOME DEMONSTRATIVO "ESTE" PODE TER VALOR ANAFÓRICO. NESTE/NESSE CASO rs, PODERIA SER USADO 'DESSES' OU 'DESTES'.
GABARITO CERTO
-
Minha única dúvida (gramaticalmente falando) é quanto ao trecho "...serão necessárias 141 obras de infraestrutura..."
Não sei dizer se está correta a concordância nominal.
Nos casos das expressões "é preciso", "é necessário", "é proibido" e similares, a concordância dar-se-á:
1) com sujeito sem elemento determinante, a expressão fica invariável.
"É proibido entradas de animais."
2) com sujeito acompanhando de elemento determinante, a expressão concorda em gênero e número.
"São proibidas as entradas de animais."
Em relação à questão, não sei dizer se o numeral (141) serve como elemento determinante, ou se tal elemento está faltando (um artigo, por exemplo).
"...serão necessárias as 141 obras de infraestrutura..." ???
Reis da língua portuguesa, HELP!!
-
"com a eliminação de outros problemas típicos do setor" deveria ser colocado ao menos um rol exemplificativo aqui para ficar certo. sei que não tem como usar rol taxativo, mas, exemplificativo deveria.
-
Eu achei exagerado o uso dos "reais", mas blz tb... Cespe cespe...
-
Sem falar na falta do cifrão antes dos valores em reais: R$
-
"Os estudos indicam que serão necessárias 141 obras de infraestrutura para melhorar a eficiência do transporte ferroviário no Brasil. Elas custarão, ao todo, 77,88 bilhões de reais. Destes, 49,49 bilhões de reais devem ser gastos com a construção de novas linhas; 21,28 bilhões de reais, com a recuperação das linhas existentes; 6,14 bilhões, com a ampliação de trechos já utilizados; e 970 milhões de reais, com a eliminação de outros problemas típicos do setor."
Todos os termos tem a presença "de reais", exceto os 6,14.
Bilhões de que? Balinhas? Dólares?
Alguém mais percebeu isso?
Pra mim falta de paralelismo... questão que marcaria ERRADA