-
Misericórdia, CESGRANRIO! É CLARO que a intenção de Compras é comprar com o menor valor possível, mas não podemos levar isso adiante, porque como bem afirmou Chiavenato: o conceito de compras envolve todo o processo de localização de fornecedores e fontes de suprimento, aquisição de materiais por meio de negociações de preço e condições de pagamento, bem como o acompanhamento do processo follow-up) junto aos fornecedores escolhidos e o recebimento do material comprado para controlar e garantir o fornecimento dentro das especificações solicitadas — p. 100. Em casos, o de compras é o intermediador entre o sistema de produção da empresa e as fontes supridoras que existem no mercado.
Hoje deve-se trabalhar com a ideia de Parceiros e não aspirar a competição ganha-ganha.
-
A letra B ficou muito vaga. Sim, deve-se buscar sempre o menor preço possível, mas "garantindo a qualidade". Este é um comentário relevante que a questão não trouxe. Um dos objetivos também é manter uma boa relação com os clientes, a fim de conseguir retê-los.
-
A letra D estaria correta se a questão retratasse o relacionamento com os clientes internos (requisitantes).
-
Assim não vale! A Cesgranrio esqueceu de colocar um quesito de grande importância na alternativa certa, que é garantir a qualidade, o que torna a afirmativa errada também!
-
Segundo Marco Aurélio P. Dias, um dos objetivos básicos do setor de compras é comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos. Ainda segundo o autor, o controle de estoques não se inclui entre as atividades típicas do setor mas pode, no entanto, ser compartilhada com o setor responsável.
Não concordo de jeito nenhum com essa questão.
-
A maneira como a banca colocou, parece que o que vale é o menor custo de qualquer maneira. Isso não preconiza o ganha x ganha, preconizado por Chiavenato. Deveria ser anulada.