-
O que é atérmica?
-
A transformação martensítica pode ser definida como uma transformação de fase no estado sólido ausente de difusão. Um caso particular ocorre quando durante o processo de resfriamento, a amostra for mantida em uma isotérmica, com temperatura abaixo de Mi, e acima de Mf, a reação cessará no momento em que toda a amostra estiver na presente temperatura. Com isso, o processo de nucleação é ausente de ativação térmica sendo chamado de transformação martensítica atérmica.
-
Atérmico - que não liberta nem absorve calor.
Bom lembrar que pra ter martensita nos aços deve-se ter austenita (não é qualquer tipo de aço que tem essa fase) e a martensita é metaestável (não de equilíbrio). Além disso está presente na liga Cu-Al ( não apenas nos aços), por isso não pode ser letra a, b, c ou d.
-
Caro Arthur, apenas uma breve correção do comentário do Leonardo, ele explicou o significado da palavra atérmica, entretanto quando falamos da Martensita, temos que saber que ela é ATÉRMICA (a reação ocorre com mudança de temperatura e a Martensita formada independe do tempo), a grosso modo ATÉRMICA É QUANDO A REAÇÃO É FUNÇÃO APENAS DA TEMPERATURA E INDEPENDE DO TEMPO.
Há casos de formação de Martensita ISOTERMICA (RARISSIMO CASOS EM AÇO ALTA LIGA) ; mas no mais isso é um assunto pros doutores e PHD de metalurgia hehe!
-
A martensita é uma fase metaestável composta por ferro que está supersaturada com carbono e que é o produto de uma transformação sem difusão (atérmica) da austenita. Não é uma transformação exclusiva dos aços, sendo presente em algumas ligas metáticas e não metálicas.