SóProvas


ID
129538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CEHAP-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A existência de inventários de materiais é imprescindível aos processos de controle de uma empresa. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA D

    O inventário rotativo é um método de inventário físico em que o estoque é contado em intervalos regulares, dentro de um exercício. E não apenas aplicada a empresas automobilísticas.

  • INVENTÁRIO FÍSICO
    Periodicamente, a empresa deve efetuar contagens físicas de seus itens de estoque e produtos em processo.
    Os inventários nas empresas podem ser:
    INVENTÁRIOS GERAIS

    Efetuados ao final do exercício fiscal, eles abrangem todos os itens de estoque de uma só vez. São operações de duração relativamente prolongada, que, por incluir quantidade elevada de itens, impossibilitam as reconciliações, análise das causas de divergências e consequentemente ajustes na profundidade.
     INVENTÁRIO ROTATIVO
    Visando distribuir as contagens ao longo do ano, com maior freqüência, porém concentrada cada mês em menor quantidade de itens, deverão reduzir a duração unitária da operação e darão melhores condições de análise das causas de ajustes visando ao melhor controle.
    Grupo 1. Itens mais significativos, os quais serão inventariados 3x ao ano, por representarem maior valor em estoque e serem estratégicos e imprescindíveis à produção.
    Grupo 2. Itens de importância intermediária quanto ao valor de estoque, estratégia e manejo. Estes serão inventariados duas vezes ao ano.
    Grupo 3. Formado pelos demais itens. Caracteristicamente, será composto de muitos itens que representam pequeno valor de estoque. Os materiais deste grupo serão inventariados uma vez por ano.
    (DIAS, Marco Aurélio P. - 6.ed - Administração de Materiais: principios, conceitos e gestão)
  • Cut-off - Procedimento de grande importância para garantir a precisão e a confiabilidade do inventário, consiste no marco de interrupção temporária do fluxo de entrada e saída de materiais, enquanto é realizada a contagem.
  • A alternativa D está incorreta. Tem-se como exemplo loja de joias ou de qualquer bem de alto valor ,que costumam realizar inventários rotativos, ou seja, não são aplicados apenas em empresas automobilísticas.

  • Diferente do Inventário Geral (feitos no final do exercício fiscal uma única vez para todos os itens do estoque ou patrimônio) e que normalmente paralisam as atividades da área administrativa, o Inventário Rotativo se faz por contagem periódica (normalmente mês a mês) de cada área pretendida, de maneira que ao final do exercício, todas as áreas tenham sido inventariadas. 

    A vantagem do método está justamente não paralisar a atividade da instituição. 


  • GABARITO: LETRA D

    INVENTÁRIOS ROTATIVOS

    Visando a distribuir as contagens ao longo do ano, concentrando cada contagem em menor quantidade de itens, reduz a duração unitária da operação e dá melhores condições de análise das causas de ajustes, visando ao melhor controle.

    Abrange através de contagens programadas todos os itens de várias categorias de estoque e matéria-prima, embalagens, suprimentos, produtos em processo e produtos acabados.

    FONTE:  Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.

  • LETRA D