-
É natural que quantomaior o risco envolvido, maior será o retorno esperado. Se uma pessoa é avessaao risco, ela não vai investir em bolsa de valores, por exemplo, a não ser queo lucro esperado seja muito alto. Isso ocorre também na relaçãoagente-principal.
Assim, o principal podeestabelecer um prêmio como incentivo para o agente atingir os objetivos. Masesse atingimento não depende somente do esforço do agente, ou seja, por outrosfatores, pode ser que o agente se esforce e o objetivo não seja alcançado e elenão ganhe nada, quanto maior a probabilidade disso acontecer, maior o risco.
O agente pode ser NEUTROou AVESSO ao risco. Se o agente é neutro ao risco, o contrato ótimo leva ele aescolher o mesmo nível de esforço de quando este é observável. Dessa forma, osalário médio (em relação ao salário pago se não houvesse informaçãoassimétrica) não muda quando o agente é neutro ao risco.
Agora, quando o agente éavesso ao risco, o contrato ótimo requer o pagamento de um prêmio de risco aoagente para induzir sua participação. Dessa forma, o salário médio é maiselevado, por causa desse prêmio, quando os agentes são avessos ao risco.
https://pontodosconcursos.com.br/video/artigos3.asp?prof=212&art=11982&idpag=1
-
A remuneração a ser paga a um agente avesso ao risco deve ser maior justamente para que ele corra riscos e aumente os lucros.
-
RESPOSTA: ERRADA
Colocando a oração de forma direta, para melhor compreensão, vejamos:
A remuneração variável conferida ao agente deverá ser mais elevada que a remuneração paga a um agente neutro ao risco - se o principal for neutro ao risco e se o agente for avesso ao risco.
-
Teoria do principal-agente é tema de ECONOMIA, e não de Direito Administrativo, infelizmente o pessoal não tem muito cuidado na hora de classificar as questões, o que acaba prejudicando quem perde tempo tentando resolvê-las. Se vc não tem tempo ou conhecimento suficiente para classificar uma questão, evite fazê-lo.
-
o que é isso ? Nunca vi em Direito Adm.
-
Tanto a Teoria do Agente-Principal quanto a da Captura são temas tanto da Economia, de forma específica, quanto da Administração em termos de Agências Reguladores, como é, por exemplo, o caso da prova em análise (ANATEL).
Neste caso, refere-se à disciplina "Conhecimentos de Regulação".
-
É raciocínio lógico?
-
Se o principal for fase (110 V), ou neutro, ou terra... Ele se tornará eletricista...
-
Que isso gente!
-
Embora não se conheça a função de utilidade do agente, normalmente, um
agente avesso ao risco prefere uma renda certa a apostar de receber uma renda
variável, já o agente neutro ao risco é indiferente entre a renda certa e a
renda variável, enquanto o agente propenso ao risco prefere apostar a optar
pela renda certa.
O agente mencionado na questão é avesso ao risco, assim a remuneração
variável paga a esse agente deverá ser maior do que a remuneração paga a um
agente neutro ao risco, já que o agente avesso ao risco precisa de um prêmio
maior pelo risco.
Gabarito: Correto.
-
Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: Correto
Analogia: Imagine dois perfis de invertidores um neutro que não corre riscos e outro avesso ao risco que investe em ações, logo o segundo invertidor terá maior lucro devido ao risco.
-
Que português horroroso