SóProvas


ID
1300147
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O padrão ético dos servidores públicos no exercício de sua função pública advém de sua natureza, ou seja, do caráter público e de sua relação com o público.

A ética no Serviço público decorre de três fatores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esta questão?? 

  • Entendo que a disposição do servidor não decorra como fator ético, ou seja, caso o servidor não esteja num bom dia para atender à população com empenho e disposição. mesmo com seus problemas pessoais em um dia não favorável, o servidor tem que saber distinguir o trabalho e atender ao público profissionalmente com presteza, educação e colaboração. A NATUREZA DO INDÍVÍDUO - ter caráter, ser probo e honesto. NATUREZA DO SERVIÇO EXECUTADO - Independente do serviço que esteja sendo executado, o indivíduo tem que ser ético sempre. RELAÇÃO EM AJUDAR A POPULAÇÃO - já citada acima. Espero ter ajudado.

  • Katiane Fréu, a questão pede quais são os fatores que moldam a ética no Serviço Público.

    A única que não pode ser é a LETRA D, " A disposição do servidor público de ajudar a população, por que, como foi explicado abaixo

    a disposição é algo mutável, volátil, ao qual, se fosse um fator agente na ética, acabaria por tornar a ética algo a dispor das vontades, da situação de cada pessoa. Todas as outras alternativas independem de vontade ou situação do servidor.

    Espero ter ajudado

  • Alguém sabe a referência dessa questão?

  • A b está correta? A ética decorre da natureza do serviço executado? Então quer dizer que alguns serviços podem conter ética, outros não?



  • Questão muito bem explicada pelos colegas Leonardo Telles e Marco !!! Através  de pessoas assim que o QC esta se tornando um site perfeito para estudar ! Obrigado meninos !!! 

  • O padrão ético dos servidores públicos no exercício de sua função pública advém de sua natureza, ou seja, do caráter público e de sua relação com o público.

    O enunciado da questão deu a resposta.

    A ética no Serviço público decorre de três fatores, EXCETO:

    Alternativa A: Da natureza do indivíduo. (ERRADA). 

    "Advém de sua natureza" (da natureza do servidor).

    Alternativa B: Da natureza do serviço executado. (ERRADA).

    "no exercício de sua função pública". 

    Alternativa C: Da relação do servidor com o público. (ERRADA).

    "de sua relação com o público".

    Alternativa D: Da disposição do servidor público em ajudar a população. (CORRETA).

    Isso o enunciado não mencionou. Acertei por eliminação.

  • D 1.171

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

  • A letra D não comporta isso.


    Decorre da:


    Natureza do indivíduo;

    Natureza do serviço executado;


  • Rafael também interpretei essa questão da mesma forma!

  • @Rafael Pelo que eu entendi, alguns serviços tem sua " própria ética ''. EX: o decreto que fala sobre

    ética dos militares é diferente dos servidores do Poder Executivo federal.

  • GABARITO: LETRA D

    A ética no serviço público decorre de três fatores: natureza do indivíduo, natureza do serviço executado e da relação do servidor com o público.

  • Ano: 2014 Banca: COPEVE-UFAL  Órgão: UFAL  Prova: COPEVE-UFAL - 2014 - UFAL - Auxiliar em Administração

    “Atualmente, a palavra ética tem aparecido com frequência nos noticiários. Numa definição formal, comportamento ético é aquele aceito como sendo moralmente “bom” ou “certo” num determinado caso, como oposto de “mau” ou “errado” numa certa condição”.

    SCHERMERHORN JR, JOHN R. Fundamentos de Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2007.

    Com relação à citação acima, pode-se afirmar que

    (A) a conduta ética na Administração Pública não perpassa por temas comuns à honestidade em comunicações e contratos, presentes e diversões, gorjetas, práticas de rescisão de contratação de serviços.

    (B) responsabilidade social organizacional é uma faculdade da organização de agir de forma ética e moral como instituição social. Esse conceito sugere que os membros devem certificar-se de que seus esquemas éticos se estendem à organização como um todo.

    (C) a visão dos direitos morais considera comportamento ético como aquele que respeita parcialmente os direitos fundamentais compartilhados por todos os seres humanos. Essa visão está fortemente ligada ao princípio dos direitos humanos básicos, como vida, liberdade e tratamento justo pela lei.

    (D) a moral é uma situação na qual uma pessoa precisa decidir se vai fazer algo que, apesar de beneficiá-la ou à organização, ou a ambos, pode ser considerada antiética.

    (E) a ética no serviço público decorre de três fatores: natureza do indivíduo, natureza do serviço executado e da relação do servidor com o público.

    GABARITO: LETRA E

  • eu não entendi essa questão tbm não não
  • Eu tinha respondido D mas sem entender
  • questão 774042

    Ano 2015 CONSULPAM Prefeitura de Tarrafas-CE Agente Administrativo

    A banca fez um CTRL+C CTRL+V nessa questão ☝