Os estudos atuais indicam que o modelo clássico de escola, com tempos rígidos atribuídos a cada disciplina, parece não mais dar conta da complexidade do mundo moderno. Essa constatação demonstrou a necessidade de mudar a escola, de aproximá-la mais da sociedade e de envolver mais os estudantes no processo de aprendizagem. É nessa direção que, nos anos 1990, o trabalho com projetos, voltado para uma visão mais global do processo educativo, ganhou força no Brasil e no mundo.
A partir da refexão exposta acima pode-se dizer que pautar as ações pedagógicas na perspectiva dos projetos de trabalho significa:
1. Uma mudança de postura, uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação.
2. Uma técnica mais atraente para transmitir, aos estudantes, o conteúdo das disciplinas.
3. Repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das diversas áreas de conhecimento e com o mundo da informação.
4. Planejar um percurso de pesquisa sem a participação efetiva dos estudantes.
5. Pensar na aprendizagem como um processo global e complexo, no qual conhecer a realidade e intervir nela não são atitudes dissociadas.
6. Escolher estratégias interessantes que possam evidenciar a construção segmentada e linear dos conhecimentos.
7. Romper com um modelo fragmentado de educação e recriar a escola, transformando-a em espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte.
Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.