Alternativas
O educador-gerente preocupa-se com o desenvolvimento do autocontrole do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, difculdade de relacionamento e de adaptação, conflitos de faixa etária, enquanto o educador-líder desenvolve práticas de organização e direção do processo educacional, elaborando metas e projetos a serem cumpridos pela escola.
Ambas as vertentes de liderança educacional são positivas. O educador-líder exige dos indivíduos resultados coerentes com o que foi proposto em sala de aula, privilegiando aspectos cognitivos em detrimento de aspectos comportamentais; o educador-gerente estimula a participação e a autonomia dos indivíduos.
Ambas as vertentes de liderança educacional são concorrentes. O educador-líder volta-se para aspectos de comando e gerência da organização escolar, enquanto o educador-gerente é capaz de exercitar a sensibilidade e o controle pessoal, gerando em si a empatia pelo indivíduo.
O educador-líder preocupa-se com os sentimentos do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, difculdade de relacionamento e de adaptação, enquanto o educador-gerente preocupa-se com a quantidade de matéria ministrada em aula, o registro das faltas, o rigor extremo na aplicação de provas e trabalhos e as metas cumpridas conforme o plano de ensino.
O educador-líder é o modelo mais completo, ao se basear em uma perspectiva crítica, liberal e democrática para conduzir suas ações na escola, com vistas à formação de um sujeito competitivo.